O Botafogo venceu o Criciúma com o placar de 1 a 0 na noite desta segunda-feira (17). O duelo foi válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. o gol da partida foi anotado por Osman.
Com o resultado o Pantera chegou aos 27 pontos e subiu para a 7ª colocação. O Botafogo ainda pode ser ultrapassado no complemento da rodada. O próximo compromisso do Tricolor é na segunda-feira (24), diante do Londrina, às 19h, no estádio do Café.
Jogando contra um dos líderes da competição, o Botafogo conseguiu uma importante vitória, que pode servir para dar moral e embalar o time de Marcelo Chamusca.
Para a próxima partida, é provável que alguns dos reforços já estejam disponíveis. O triunfo também deixa o Tricolor mais perto do primeiro objetivo, que é se manter na segunda divisão do futebol nacional.
O jogo
A primeira etapa foi equilibrada e de certo desconforto para o Botafogo. Sem conseguir impor seu estilo de jogo, o Pantera viu o Criciúma ter mais posse de bola e trocar muitos passes.
É bem verdade que a posse do adversário não foi revertida em volume de finalizações. Ainda sim, tirou o trunfo do Botafogo, que esbarrou nas transições rápidas e também teve dificuldades para criar.
A primeira boa chegada do Pantera foi somente aos 10 minutos. Luiz Henrique bateu escanteio na área, Salatiel desviou, mas Gustavo defendeu sem muita dificuldade.
O jogo ficou mais movimentado a partir dos 30 minutos. Luiz Henrique bateu falta da entrada da área e a bola passou tirando tinta do travessão.
As boas investidas do Tricolor acenderam o Criciúma, que teve duas boas chances na reta final da primeira etapa. Aos 31 minutos, Claudinho cruzou na medida para Fellipe Mateus. Ele subiu sozinho, mas mandou para fora.
Na sequência, Marquinhos Gabriel recebeu nas costas da zaga e bateu cruzado, de perna direta. Matheus Albino fez ótima defesa.
Claudinho ainda teve mais uma boa chance no apagar das luzes, mas novamente Matheus Albino fez ótima intervenção e segurou o zero no placar.
Na volta do intervalo o jogo seguiu a mesma tônica. O Criciúma com mais posse e o Botafogo tentando acelerar nos contra-ataques.
O Botafogo voltou a chegar com perigo aos 15 minutos. Madruga arrancou do campo defensivo e achou lindo passe para Lucas Cardoso. Ele dominou e bateu de esquerda. Gustavo fez ótimo defesa.
Aos 22 minutos o jogo mudou de panorama. Fabinho deu um pontapé em Lucas Dias e recebeu o cartão amarelo. O jogador trocou empurrões na sequência com os jogadores do Botafogo, recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo.
No lance seguinte o Botafogo quase abriu o placar. Patrick Brey acertou um chute forte de fora da área. Gustavo espalmou, a bola ainda explodiu no travessão e foi pra fora.
Não demorou muito e o Botafogo conseguiu marcar. Após cobrança de escanteio batida por Luiz Henrique, Osman subiu sozinho e testou firme, mandando a bola para o fundo da rede.
Dois minutos depois o Pantera quase ampliou. Luiz Henrique arrancou e achou passe para Lucas Cardoso. Ele trouxe para o pé esquerdo e soltou uma bomba. Gustavo se esticou todo e evitou o gol.
Com a vantagem no placar, o técnico Marcelo Chamusca fez duas alterações. Gustavo Xuxa e Pedro Rodrigues entraram nas vagas de Osman e Luiz Henrique.
O Botafogo até teve chances para ampliar, mas não conseguiu. O Criciúma tentou ir para o tudo ou nada, teve presença ofensiva, mas não conseguiu finalizar no gol defendido por Matheus Albino e o Botafogo saiu com a vitória.