O Botafogo conquistou sua primeira vitória no Campeonato Paulista e com grande estilo. O Pantera bateu o Santos, dentro da Vila Belmiro, com o placar de 1 a 0, na manhã deste sábado (29). O gol do triunfo botafoguense foi anotado por Matheus Carvalho.
Com o resultado, o Botafogo chega aos 4 pontos, se mantém invicto e sem levar gols no Paulistão, e começa a competição de forma tranquila. O próximo confronto é na terça-feira (1), às 21h, diante da Ferroviária, no estádio Santa Cruz.
Jogar contra o Santos dentro da Vila é sempre tarefa difícil. Mas, neste sábado, o Botafogo não tomou conhecimento do Peixe, venceu e poderia ter feito mais gols. Melhor em praticamente todo o jogo, o time de Leandro Zago demonstrou amadurecimento tático e protagonizou uma das melhores partidas do Botafogo nos últimos anos.
A solidez defensiva, que tem se mostrado uma marca do treinador, mais uma vez foi vista. Diante do Peixe, as transições rápidas funcionaram e potencializaram o futebol de Dudu, que foi um dos melhores em campo. Com o jogo mais encaixado, o Botafogo começa a dar demonstrações de que pode voltar a dar alegrias ao seu torcedor.
O Jogo
Mesmo jogando fora de casa, o Botafogo foi para cima do Santos na Vila Belmiro. Repetindo o mesmo esquema da estreia, mas, desta vez, acertando bem as transições, o Pantera castigou o Peixe durante a primeira etapa.
O Tricolor inaugurou o bombardeio aos 8 minutos. Jean Victor bateu de perna esquerda de fora da área e exigiu uma grande defesa do goleiro João Paulo.
Com mais posse de bola, cerca de 70% na etapa inicial, o Santos teve muitas dificuldades para furar o bloqueio do adversário. Os melhores momentos foram nas jogadas individuais de Ângelo.
O Botafogo assustou novamente aos 25 minutos. Após escanteio cruzado na área, Diego Guerra subiu sozinho e testou firme. Mais uma vez João Paulo salvou o Santos.
Na reta final do primeiro tempo, o Pantera ainda criou mais duas chances claras de gol. Aos 43 minutos, Rafael Tavares achou Luketa, dentro da área, de frente para o goleiro. Novamente João Paulo defendeu.
Ainda no apagar das luzes, Dudu acertou um chutaço de fora da área. A bola passou tirando tinta do travessão da meta santista.
Mesmo jogando melhor, na volta do intervalo, o técnico Leandro Zago fez três substituições. Ele trocou Marlon, Luketa e Rafael Tavares por Djalma, Matheus Carvalho e Mantuan.
As mudanças deixaram o Botafogo com menos velocidade. O Santos também melhorou seu posicionamento e diminuiu o ímpeto do Tricolor.
Porém, quando o Santos controlava as ações, o Botafogo abriu o placar. Aos 16 minutos, Dudu fez grande jogada pelo lado esquerdo e cruzou na área. Matheus Carvalho chegou completando e mandou para o fundo da rede.
O gol aumentou a confiança do Pantera que quase fez o segundo aos 23 minutos. Após boa troca de passes, Dudu achou lindo passe para Matheus Carvalho. Ele bateu chapado de perna canhota e bola passou raspando a trave.
Atrás no placar, o Santos se lançou ao ataque. Aos 37 minutos, o Peixe chegou a empatar a partida com Léo Baptistão. O bandeira flagrou impedimento e a jogada foi invalidada.
Na sequência, Lucas Braga fez grande jogada pelo lado esquerdo e cruzou na área. Joaquim tentou cortar e a bola foi contra o próprio patrimônio. Ligado, Deivity se esticou todo e fez boa defesa.
O Santos até ensaiou uma blitz no final da partida. Criou situações, levou perigo, mas o dia era do Botafogo, que conseguiu se segurar e arrancar uma grande vitória na Vila Belmiro.