Com um gol marcado aos 47 minutos do segundo tempo, pelo zagueiro Guilherme Café, o Comercial empatou em 2 a 2 com o São José e conquistou o acesso à Série A3, na manhã deste domingo (14), no estádio Palma Travassos. Diante de mais de seis mil torcedores, o Alvinegro, que jogava por um empate, ficou por duas vezes atrás no placar e precisou de muita superação para chegar ao triunfo. O time não fez uma grande partida, mas teve garra para superar as adversidades. “Eu sempre disse que não seria fácil, mas conseguimos, os jogadores e a torcida estão de parabéns”, comemorou o técnico Pinho.
O autor do gol histórico, Guilherme Café, estava na reserva e foi escalado para a partida decisiva porque o titular, Michael Douglas recebeu o terceiro cartão amarelo, no jogo de ida, e cumpriu suspensão automática. “Agradeço a Deus por tudo, pela oportunidade de estar em campo e por ter feito o gol que levou o Comercial à Série A3. Foi o momento mais importante de minha carreira”, afirmou.
Em meio aos torcedores que invadiram o gramado do Palma Travassos, após o apito final, os jogadores comercialinos puderam extravasar toda a tensão vivida em campo. O São José que jogava por uma vitória saiu na frente após uma falha do goleiro Geílson, aos 21 minutos do primeiro tempo. Arthur aproveitou para chutar com força, de virada, para as redes.
O Leão do Norte acusou o golpe e demonstrou nervosismo nos momentos seguintes, dando oportunidades para a Águia do Vale se aproximar de seu segundo gol. Já nos acréscimos, Lineker se aproveitou de uma bola que veio da cobrança de escanteio e tocou de cabeça para o fundo do gol defendido por Neto Bonini para empatar a partida.
O empate não beneficiava o São José, que voltou para a segunda etapa em busca do segundo gol. E ele saiu aos 19 minutos, com o lateral-esquerdo Léo Turbo pegando de primeira uma bola alçada pelo lateral-direito Dênis, que três minutos depois, foi expulso.
Após sofrer o segundo gol, o Comercial passou a ter dificuldades para manter a posse de bola. Os passes saíam errados, a bola não chegava com qualidade ao ataque e os artilheiros Gleyson e Michel Renner praticamente ficaram isolados. Mesmo com um jogador a mais, o Bafo não encontrava o caminho do gol da Águia.
Aos 38 minutos, o zagueiro Otávio Gut foi expulso, o que tornou o clima ainda mais tenso nas arquibancadas do Palma Travassos. Na base da raça e podendo sofrer o terceiro gol, o time comandado por Pinho se lançou ao ataque mesmo sem muita coordenação e o gol salvador chegou aos 47 minutos. A bola veio da direita, Gleyson tocou de cabeça e o predestinado Guilherme Café apareceu para tocar de perna direita para empatar a partida e levar o Comercial à série A3.
Foto: Murilo Bernardes / WSports