Duarte Nogueira *
[email protected]
Muito mais que uma ajuda para pagar as contas no final do mês, a esmagadora maioria das pessoas quer mesmo é um emprego, onde possam obter renda para o sustento da família, sem depender de outros favores, mas apenas de sua força de trabalho. É justamente pensando na busca destas pessoas que a prefeitura tem se esforçado para levar vagas a quem precisa, ao mesmo tempo em que promove o encontro de trabalhadores com empresas, para que o ciclo se feche com boas oportunidades tanto para quem procura emprego quanto para quem oferece vagas de trabalho.
E uma das portas que buscamos abrir para quem objetiva uma colocação no mercado de trabalho é a realização de mutirões do emprego, como o que acontece na manhã de hoje (das 8h às 13h), no auditório do Centro Médico do RibeirãoShopping. Por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento realizaremos a 4ª edição do Mutirão do Emprego, onde serão oferecidas cerca de 700 vagas, por 30 empresas diferentes. Esta é a chance para entregar currículos e aguardar a oportunidade acontecer.
O Mutirão tem como objetivo promover o acesso de empresas da cidade a um maior número de currículos e, ao mesmo tempo, oferecer aos trabalhadores, uma ampla gama de oportunidades de emprego. Para isso reúne empresas dos mais variados segmentos com disponibilidade de vagas em diversas áreas como agente de pedágio, profissional de Tecnologia da Informação, analista de crédito, cozinheiro, recepcionista entre outras. Os interessados devem levar cópias do currículo e documento de identificação.
Além dos mutirões, a prefeitura realiza várias outras ações que facilitam a vida de empresários e trabalhadores no momento da contratação de novos colaboradores. A principal delas foi a criação, em março do ano passado, do Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor de Ribeirão Preto (CATERP), onde juntamos quem precisa de emprego com quem precisa de mão de obra. É para não deixar nenhuma das pontas sem apoio e, assim, estimular que os vínculos trabalhistas sejam mais duradouros, em função de uma seleção mais apurada.
Outra ação que fizemos, esta mais abrangente, foi recuperar a capacidade de investimentos da prefeitura, ao mesmo tempo em que buscamos recursos para investir na melhoria da infraestrutura da cidade. Investimentos em obras geram empregos, que proporcionam renda e levam o comércio a vender mais e a estimular a indústria a ampliar sua produção, num círculo onde as vantagens aparecem e as pessoas se desenvolvem junto com as empresas que as contrataram. Também facilitamos a vida de quem quer empreender, com redução da burocracia e respostas rápidas às questões apresentadas.
Além do CATERP, que funciona na avenida Francisco Junqueira, nº 2625 – criamos também o PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva) da Região de Ribeirão Preto, e instalamos no mesmo endereço o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) com atendimento dos programas de trabalho e renda da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento. São ações que ampliam a possibilidade de novos empregos e que merecem sempre total atenção de nosso governo, que também possui diversos programas oficiais de qualificação de trabalhadores com o objetivo de propiciar emprego e renda.
Nossos esforços têm sido recompensados com bons números no Caged, Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego. Dados de julho apontam que Ribeirão Preto gerou 1.195 empregos, mais do que a média brasileira e a média do Estado de São Paulo, para ficar em apenas um exemplo. Seguiremos com o trabalho de apoiar, qualificar e unir as pontas quando o assunto é contratação, porque trabalho representa dignidade, confiança e cidadania. Que todos possam ter a sua oportunidade.
* Prefeito de Ribeirão Preto