Líder de seu grupo, o Botafogo tem parada difícil pelo Campeonato Paulista neste domingo. O Tricolor enfrenta o São Bernardo, no Estádio Primeiro de Maio, às 16h, em confronto válido pela 10ª rodada da competição.
Para a partida, o técnico Paulo Baier tem alguns problemas para resolver. O zagueiro Lucas Dias, titular diante do São Bento, recebeu o terceiro cartão amarelo e não estará disponível.
Para o lugar dele, Baier vai promover o retorno de Diogo Silva, que foi poupado contra o São Bento. O trio defensivo deve ser formado por Diogo Silva, Guilherme Madruga e Marcel.
O goleiro Matheus Albino segue no departamento médico e Rafael Pascoal será o titular. O DM também tem a presença de David Luís, que ainda não pôde ser relacionado para jogos por conta de uma lesão sofrida na pré-temporada.
O meio-campista Gustavo Xuxa já está na fase de transição, mas não viajou para o duelo frente ao São Bernardo. Xuxa também se lesionou durante a pré-temporada, retornou contra o Corinthians, marcou gol diante do Ituano e voltou a sentir no aquecimento da partida contra a Ferroviária. Desde então ele está fora.
No meio-campo o treinador deve apostar numa formação mais conservadora, próxima da que iniciou contra o time de Sorocaba no meio de semana. O esquema com três volantes tende a ser mantido.
Fillipe Soutto, Tárik e Mantuan são os favoritos para começar jogando. Marcos Júnior é uma opção, mas é pouco provável que ele ganhe uma oportunidade agora.
Quem deve ganhar uma chance no time titular é o atacante Edson. Ele vem atuando bem nos jogos em que entra e marcou o gol da vitória contra o São Bento. Osman deve ir para o banco de reservas.
A boa notícia é o retorno do atacante Robinho. Ele ficou de fora das últimas duas partidas, mas já está disponível e pode ser relacionado. Caso não seja, será por opção de Paulo Baier.
O Botafogo deve começar a partida com a seguinte escalação: Rafael Pascoal; Vidal, Diogo Silva, Guilherme Madruga, Marcel e Jean Victor; Tárik, Fillipe Soutto e Mantuan; Edson (Osman) e Salatiel (Caio Dantas).
São Bernardo
Diante do São Bernardo o Botafogo não terá tarefa fácil. Dono de uma das melhores campanhas da competição, incluindo os times da capital, a equipe do ABC é a sensação do Paulistão 2023. Com 17 pontos ganhos e apenas uma derrota, o time de Márcio Zanardi promete dar trabalho.
Com trabalho longevo, o São Bernardo tem títulos recentes, acesso para a Série C e elenco encorpado. Nomes como Vitinho, velho conhecido da torcida botafoguense, Léo Jabá e Rodrigo Souza estão entre os destaques.