Por Hugo Luque
O Botafogo vai ao Allianz Parque nesta quinta-feira, às 19h30, para tentar surpreender o Palmeiras e manter o sonho da classificação vivo. Válido pela 11ª rodada do estadual, o confronto vale muito para os dois lados.
O tem 11 pontos e ocupa a terceira colocação do Grupo A com 11 pontos, cinco a menos do que o Mirassol, vice-líder. Por isso, além de precisar ganhar seus últimos dois compromissos, o Tricolor tem de torcer para que o Leão não some mais pontos.
Para manter o sonho de ir às quartas de final vivo, a torcida botafoguense aposta na força de sua defesa. Dono da terceira melhor defesa do campeonato, o conjunto ribeirão-pretano sofreu oito gols em dez partidas.
Além disso, a retaguarda não é vazada há 379 minutos – já são três jogos sem ceder tentos. A situação contrasta com o início da campanha, quando os comandados de Márcio Zanardi sofreram sete bolas na rede nas primeiras seis rodadas. Mas tudo mudou desde que o Pantera conseguiu, mesmo com um a menos, segurar Neymar e o Santos em plena Vila Viva Sorte.
“Estamos com uma defesa sólida, consistente e a equipe readquiriu confiança com essa sequência positiva. Isso é fruto do trabalho de todo o grupo, da comissão técnica e do nosso staff. Com a união de todos, conseguimos mudar a chave e sair daquela situação incômoda”, disse Ericson, um dos pilares na reconstrução defensiva da equipe.
O compromisso mais recente do Botafogo foi o empate sem gols com a Ponte Preta. Nas últimas cinco rodadas, o time soma duas vitórias, dois empates e uma derrota.
Sem novos desfalques, Zanardi deve levar a campo o seguinte time titular: João Carlos; Ericson, Edson e Alisson Cassiano; Jonathan Cafu, Sabit, Leandro Maciel e Gabriel Risso; Silvinho (Alejo Dramisino), Douglas Baggio e Alexandre Jesus.
Palmeiras
Na história, o Palmeiras venceu 59 partidas, o Botafogo triunfou 12 vezes e o empate prevaleceu em 25 oportunidades. No ano passado, em três encontros, foram duas vitórias alviverdes e um empate. As equipes se encontraram pelo Paulistão e pela Copa do Brasil. Pelo torneio nacional, o time de Abel Ferreira passou, mas sofreu.
Para evitar novos sofrimentos, o Verdão precisa vencer. Com 17 pontos, o clube paulistano está em terceiro no Grupo D, fora da zona de classificação. São seis jogos de invencibilidade para os palmeirenses, com duas vitórias e quatro empates – o mais recente na rodada passada, no 0 a 0 com o São Paulo.
Sem Maurício e Gustavo Gómez, lesionados, Abel deve levar a campo a seguinte escalação: Weverton; Mayke, Naves, Murilo e Piquerez; Emi Martínez, Richard Ríos e Veiga; Facundo Torres, Estêvão e Flaco López.