O ex-vereador José Alfredo Carvalho (PT) deixou, na tarde desta sexta-feira (15), a Penitenciária de Tremembé, onde cumpria pena sob acusação de desviar R$ 504 mil quando presidia a Liga Ribeirão-pretana de Futebol. A ordem de soltura foi concedida pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca, da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que anulou a condenação em primeira instância. Fonseca determinou que seja realizada perícia nas contas da entidade, fato que, segundo o advogado de Carvalho, Helios Moyano, não ocorreu, mesmo sendo solicitada.
José Alfredo nega qualquer irregularidade na prestação de contas da entidade e afirma que tudo ocorreu dentro da legalidade. Segundo o ex-vereador, a não realização da perícia foi determinante para o STJ entender que ele deveria ser colocado em liberdade. “Houve justiça e agora tudo será devidamente provado”, disse ao deixar o presídio e seguir para Aparecida, para ir à Basílica.
De acordo com a Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura de Ribeirão Preto (CCS), o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) irá receber em audiência com o filho de José Alfredo, que é advogado, que também contará com a presença do procurador Luís Augusto Gama, no dia 22, na sexta-feira da semana que vem. A perícia, de acordo com o STJ, poderá ser feita por via administrativa ou judicial.