O processo de reformulação do Botafogo para a temporada 2020 já está em andamento. Dos 22 jogadores que estão em fim de contrato ou encerramento de empréstimo, nove deles já acertaram rescisão e não jogam mais pelo clube.
Tiago Cardoso, Naylhor, Marlon Freitas, Erick Luiz, Felipe Saraiva, Bruno Moraes, Rafael Costa, Lucas Mendes e Plínio estão de saída do Pantera. Lucas Mendes e Plínio, inclusive, publicaram em suas redes sociais mensagens de agradecimento ao Tricolor.
Entretanto, com a chegada de Wagner Lopes, a situação de Lucas Mendes pode mudar. O lateral-direito, que fez parte da campanha do acesso à Série B em 2018 e foi bastante utilizado em 2019, interessa ao novo comandante, que solicitou a renovação com o jogador. Mendes tem negociação em andamento com a Ferroviária.
Outros que também devem deixar o Botafogo em breve são o goleiro João Vitor, o zagueiro Leandro Amaro, os laterais Leonan e Pará e os atacantes Gustavo Schutz e Henan, todos em final de contrato.
Além deles, Luiz Otávio, Lucas, Vinicius Freitas, Higor Meritão, Júlio César e Diego Gonçalves tem seus empréstimos chegando ao fim e devem retornar às suas respectivas equipes.
Anunciado no último final de semana, Wagner Lopes já está em Ribeirão e Preto e trabalha com a diretoria na formatação do novo elenco. Além de Lucas Mendes, Lopes tem interesse na permanência do volante Pablo e do meio-campista Nadson.
Apenas sete jogadores têm contrato vigente para a próxima temporada. O goleiro Darley, o zagueiro Didi, os volantes Jonata Machado e Willian Oliveira, o meia Murilo e os atacantes Dodô e Ronald.