Tribuna Ribeirão
Esportes

Com atleta da região entre os destaques, CBAt anuncia convocados para as Olímpiadas de Tóquio

DIVULGAÇÃO/CBD

A Confederação Brasi­leira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta quinta-feira (1º), em entrevista coletiva, os atletas que representarão o país nas disputas da modali­dade na Olimpíada de Tóquio (Japão). A delegação reúne 51 integrantes e será a segunda maior do Brasil na história do evento, menor somente que a dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, quando foram 67 convocados.

A equipe reúne 31 ho­mens e 20 mulheres. A dele­gação masculina é formada, na maioria (58,1%), por atle­tas estreantes em Olimpíada. O grupo feminino, por sua vez, é mais experiente: 61,9% das convocadas já estiveram em alguma edição dos Jogos.

A lista foi anunciada após a World Athletics (antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo – IAAF) fechar o ranking mundial por pontos. A meta da CBAt, segundo o diretor executivo Cláudio Castilho, é que o Brasil alcance, pelo me­nos, 13 finais na Olimpíada.

Destaques
O atletismo brasileiro chega a Tóquio com três atletas entre os dez primeiros do ranking mundial nas respectivas provas. Entre os homens, o principal nome é Alison dos Santos, dono da terceira melhor marca do mundo nos 400m com barrei­ras (47s38), atingida justamente nesta quinta, na etapa de Oslo (Noruega) da Liga Diamante, mais importante circuito inter­nacional da modalidade. “Piu”, como ele é chamado, quebrou o recorde sul-americano e ficou atrás somente do norueguês Karsten Warholm – que, inclu­sive, estabeleceu o novo recorde mundial (46s70).

O outro top dez mascu­lino é Thiago Braz, campeão olímpico do salto com vara na Rio 2016, que ocupa o sétimo lugar no ranking da prova. Na última quarta-fei­ra (30), ele saltou 5,82m em uma competição em Bydgos­zcz (Polônia), obtendo o me­lhor resultado em 2021, dois centímetros acima da marca anterior. Há cinco anos, Braz conquistou o ouro olímpico superando os 6,03m.

No feminino, o destaque é Núbia Soares, sexta do mundo no salto triplo com marca de 14,68 metros. O resultado foi alcançado na última terça-feira (29), em um torneio realizado em Castellón (Espanha), no último dia do prazo estipulado pela World Athletics para ob­tenção de índices.

Além deles, o Brasil tem a equipe de revezamento 4x100m com a quarta melhor marca da prova em 2021. No Mundial de Revezamentos de maio, em Chorzow (Polônia), o quarteto formado por Ro­drigo Nascimento, Felipe Bardi, Derick de Souza e Pau­lo André de Oliveira cravou 38s45 na semifinal. Além dos quatro, a equipe do 4x100m será composta por Jorge Henrique Vides em Tóquio.

Postagens relacionadas

Wagner Lopes começa esboçar time titular do Botafogo para estreia

Redação

Na Hungria, Hamilton ultrapassa Verstappen no fim e volta a vencer na Fórmula 1

Redação

Vôlei estreia no Dia do Padroeiro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com