Tribuna Ribeirão
Esportes

Com atleta da região entre os destaques, CBAt anuncia convocados para as Olímpiadas de Tóquio

DIVULGAÇÃO/CBD

A Confederação Brasi­leira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta quinta-feira (1º), em entrevista coletiva, os atletas que representarão o país nas disputas da modali­dade na Olimpíada de Tóquio (Japão). A delegação reúne 51 integrantes e será a segunda maior do Brasil na história do evento, menor somente que a dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, quando foram 67 convocados.

A equipe reúne 31 ho­mens e 20 mulheres. A dele­gação masculina é formada, na maioria (58,1%), por atle­tas estreantes em Olimpíada. O grupo feminino, por sua vez, é mais experiente: 61,9% das convocadas já estiveram em alguma edição dos Jogos.

A lista foi anunciada após a World Athletics (antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo – IAAF) fechar o ranking mundial por pontos. A meta da CBAt, segundo o diretor executivo Cláudio Castilho, é que o Brasil alcance, pelo me­nos, 13 finais na Olimpíada.

Destaques
O atletismo brasileiro chega a Tóquio com três atletas entre os dez primeiros do ranking mundial nas respectivas provas. Entre os homens, o principal nome é Alison dos Santos, dono da terceira melhor marca do mundo nos 400m com barrei­ras (47s38), atingida justamente nesta quinta, na etapa de Oslo (Noruega) da Liga Diamante, mais importante circuito inter­nacional da modalidade. “Piu”, como ele é chamado, quebrou o recorde sul-americano e ficou atrás somente do norueguês Karsten Warholm – que, inclu­sive, estabeleceu o novo recorde mundial (46s70).

O outro top dez mascu­lino é Thiago Braz, campeão olímpico do salto com vara na Rio 2016, que ocupa o sétimo lugar no ranking da prova. Na última quarta-fei­ra (30), ele saltou 5,82m em uma competição em Bydgos­zcz (Polônia), obtendo o me­lhor resultado em 2021, dois centímetros acima da marca anterior. Há cinco anos, Braz conquistou o ouro olímpico superando os 6,03m.

No feminino, o destaque é Núbia Soares, sexta do mundo no salto triplo com marca de 14,68 metros. O resultado foi alcançado na última terça-feira (29), em um torneio realizado em Castellón (Espanha), no último dia do prazo estipulado pela World Athletics para ob­tenção de índices.

Além deles, o Brasil tem a equipe de revezamento 4x100m com a quarta melhor marca da prova em 2021. No Mundial de Revezamentos de maio, em Chorzow (Polônia), o quarteto formado por Ro­drigo Nascimento, Felipe Bardi, Derick de Souza e Pau­lo André de Oliveira cravou 38s45 na semifinal. Além dos quatro, a equipe do 4x100m será composta por Jorge Henrique Vides em Tóquio.

Postagens relacionadas

Corinthians está na final da Libertadores feminina

Redação 1

Zagueiro Jemerson volta aos treinos e deve estrear pelo Corinthians no clássico

Redação 1

Adilson Batista é o novo treinador do Botafogo

Redação 8

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com