O Botafogo, neste momento, não tem muitos trunfos para convencer o torcedor botafoguense de que as coisas vão caminhar de forma positiva no Campeonato Brasileiro. Porém, uma das grandes apostas do clube é no trabalho do técnico Claudinei Oliveira.
Desde a chegada do treinador, o desempenho do Pantera no Paulistão melhorou. Ao todo, Claudinei comandou o Tricolor em seis oportunidades, conquistado três vitórias e três derrotas, o que totaliza um aproveitamento de 50%.
Nas seis rodadas em que Claudinei esteve à frente do Botafogo, o desempenho da equipe ribeirão-pretana foi o quarto melhor de toda a competição. Dentro deste recorte, os nove pontos conquistados deixaram o Pantera a frente dos classificados Santos, Mirassol, Ponte Preta, Corinthians e Santo André.
Outro dado que pesa a favor do treinador é o desempenho geral. Apenas cinco equipes tiveram aproveitamento superior aos 50% do Botafogo em toda a competição. Red Bull Bragantino, Palmeiras, São Paulo, Santo André e Novorizontino. Com esse aproveitamento desde o início, o Tricolor terminaria a competição na sexta colocação geral.
O trabalho do treinador, inclusive, foi elogiado por Adalberto Baptista, presidente do Conselho de Administração da Botafogo S/A e, agora, homem forte do futebol do Pantera.
“O Claudinei é um técnico que, agora que eu estou mais presente no futebol, tenho visto que ele é um profissional de excelente qualidade. Ele quer desenvolver um trabalho de longo prazo e esse sempre foi o nosso objetivo. A gente quer, sim, já estar construindo um elenco qualificado para os próximos anos, sem tantas trocas”, afirmou Baptista.
O Botafogo conseguiu escapar do rebaixamento e disputa agora o Troféu do Interior. O Pantera encara o Novorizontino nesta quarta-feira (29), às 19h, no estádio do Canindé. O campeão do certame entre os times do interior leva uma vaga na Copa do Brasil 2021.
Como seria a classificação do Botafogo após a chegada de Claudinei Oliveira
1) – Bragantino – 15 pontos – 5 vitórias
2) – São Paulo – 12 pontos – 4 vitórias
3) – Ferroviária – 10 pontos 2 vitórias
4) – Botafogo – 9 pontos – 3 vitórias
5) – Corinthians – 9 pontos – 2 vitórias / 2 de saldo
6) – Novorizontino – 9 pontos – 2 vitórias / 0 de saldo
7) – Ituano – 8 pontos – 2 vitórias / 1 de saldo
8) – Mirassol – 8 pontos – 2 vitórias / saldo de -1
9) – Ponte Preta – 7 pontos – 2 vitórias – o de saldo
10) – Guarani – 7 pontos – 2 vitórias / saldo de -2
11) – Palmeiras – 6 pontos – 2 vitórias / 1 de saldo
12) – Oeste – 6 pontos – 2 vitórias / – 4 de saldo
13) – Água Santa – 6 pontos – 1 vitória –
14) – Santos – 5 pontos – 1 vitória / – 2 de saldo
15) – Inter de Limeira – 5 pontos – 1 vitória / – 3 de saldo
16) – Santo André – 5 pontos – 1 vitória / – 6 de saldo