Tribuna Ribeirão
Cultura

Coletivo Brasil leva arte para Portugal


Vitor Franceschini (VHpress)

O Coletivo Brasil, proje­to artístico idealizado pelo artista visual e curador ara­raquarense Lauro Monteiro, chega ao seu quinto de ano levando arte a Portugal. Fir­mado numa parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras –Gabinete de Cultura, de responsabilidade de Ana Umbelino, o projeto acontece no âmbito do Arte ao Centro e reúne artistas brasileiros em exposição coletiva, oficinas de inclusão social pela arte e residências artísticas na cida­de, que fica próxima a Lisboa.

Unindo artista de três re­giões do Brasil, o projeto em 2019 conta com representan­tes dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Per­nambuco. Pintura, fotografia, arte têxtil, xilogravura, mú­sica, arte-terapia, colagens e literatura estão em pauta, envolvendo dezoito repre­sentantes brasileiros em pro­dução e residência artísticas.

Ribeirão Preto será repre­sentado pelo renomado artis­ta Ubirajara Júnior, que terá suas aquarelas expostas na cidade de Torres Vedras. Pa­raense de nascença, o artista participa do Coletivo Brasil na categoria produção artísti­cas. “Participar de um projeto tão importante como o Cole­tivo Brasil traz-me grande alegria e satisfação”, diz.

“É uma oportunidade úni­ca poder fazer parte de um grupo de tão significativos artistas e também poder ter minhas aquarelas mostradas em Portugal, país tão querido para mim e, sobretudo, em Torres Vedras, cidade que, há alguns anos, visitei”, ressalta.

“Só tenho a agradecer a Lauro Monteiro Filho pelo convite e pela confiança em meu trabalho. Não tenho dúvidas de que a edição des­te ano da exposição Arte ao Centro, como parte do proje­to Coletivo Brasil, repetirá o grande sucesso dos anos an­teriores e repercutirá o traba­lho de artistas brasileiros em Portugal”, emenda.

Na produção artística, os trabalhos de 13 deles estarão expostos na Galeria Munici­pal Paços, em Torres Vedras, enquanto em residência ar­tística cinco deles estarão presentes em Portugal apre­sentando seus trabalhos. O coletivo Brasil começa nesta sexta-feira, 4 de outubro, e vai até dia 25.

Postagens relacionadas

Senado aprova PL para prorrogar Lei Aldir Blanc e auxílio emergencial da cultura

Redação 1

Municipal recebe musical ‘Bolofofos’

William Teodoro

Concerto na USP – ‘Vaquinha’ para soprano estudar

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com