Tribuna Ribeirão
Cultura

Coleção mistura futebol e mistério

Canela tem 11 anos, vive na Espanha e faz parte da equipe de futebol 7 da esco­la, o Soto Alto Futebol Clube, apelidada pelo próprio grupo de Os Futebolíssimos. Em­bora a turma seja unida, seu desempenho esportivo não anda lá muito bem e o time corre o risco de ser extinto. Além disso, alguns inciden­tes estranhos envolvendo árbitros, jogadores e campe­onatos acabam atrapalhan­do o andamento das coisas. Mas eles são persistentes e não sossegarão enquanto não descobrirem o quê e quem está por trás de cada mistério.

Idealizada pela SM Espa­nha e já com doze títulos em catálogo, a coleção “Os Futebo­líssimos” tornou-se um fenô­meno editorial, vendendo mais de 1,5 milhão de exemplares e sendo publicada com sucesso em vários países. Com muito humor, texto ágil, linguagem despojada e personagens bem divertidos, cada volume mos­tra jogadas, principais regras, fatos e personagens históricos do futebol mundial, ao mesmo tempo que enfatiza a impor­tância do trabalho em equipe, da ética esportiva, das amiza­des e, como não poderia deixar de ser em uma coleção voltada ao público infantojuvenil, dá vazão às questões adolescentes, como a descoberta do amor.

A recriação das partidas é impressionante, rica em deta­lhes, especialmente a narração feita pelo protagonista, que põe o leitor no lugar de espectador. Nessa mesma linha, as ilustra­ções, que são muitas e de viés cômico, apostam num estilo se­melhante à dos jogos de video­game e, para dar ainda mais di­namismo às jogadas, fazem uso da linguagem dos quadrinhos em algumas páginas. No Brasil, a SM publica simultaneamente os dois primeiros volumes da coleção: O mistério dos árbitros adormecidos e O mistério dos sete gols contra. O primeiro foi adaptado para o cinema e será lançado, a princípio, na Europa, em 2018.

Sobre o autor
Roberto Santiago nasceu em Madri, Espanha, em 1968. Formou-se em Imagem e Som pela Universidade Complutense de Madri e em Criação Literária pela Escola de Letras de Madri. Trabalhou como roteirista e di­retor de teatro, cinema e televi­são e como redator em agências publicitárias. Também produziu videoclipes e publicou diversos livros — o primeiro deles, El ladrón de mentiras, foi finalista do Prêmio Barco a Vapor (Espa­nha). Roberto também ganhou o Prêmio Edebè de Literatura infantil com “Jon y la máquina del miedo”.

Sobre o ilustrador
Enrique Lorenzo nasceu em Santa Cruz de Tenerife, Espanha, em 1980. Formado em Belas Artes, já ilustrou di­versos livros e adaptou algu­mas histórias para a lingua­gem de quadrinhos. Além da coleção “Os Futebolíssimos”, ilustra também a série “Los forasteiros del tiempo”, do mesmo autor.

Sobre a coleção
“Os Futebolíssimos” é uma coleção sobre futebol e misté­rio, especialmente desenvol­vida pela SM Espanha para o público infantojuvenil. Na chave do humor e misturando linguagem visual de HQ com texto despojado e divertidas ilustrações, os livros abordam temas como educação, esporte, trabalho em equipe e amizade. A editora está no Brasil desde 2004, produz materiais didá­ticos, dicionários, obras para ensino religioso e de idiomas, soluções de tecnologia educa­cional e possui um catálogo ativo de mais de trezentos li­vros de literatura e informati­vos infantis e juvenis.

Postagens relacionadas

Série ‘We Are Who We are’ fala sobre crescimento, sexualidade e fluidez de gênero

Redação 1

Cris Miguel apresenta ‘Dona Velha e o Saci’

Redação 1

Pedro II recebe ‘Rosa Amarela’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com