O presidente da Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto (Cohab-RP), Nilson Rogério Baroni, anunciou uma campanha de negociação junto aos mutuários inadimplentes – com prestações e parcelamentos da casa própria em atraso – para a situação seja regularizada a fim de evitar a retomada dos imóveis. Essa negociação prevê desconto de 50% dos juros de mora sobre os pagamentos efetuados à vista, conforme portaria nº 17/2017, disponibilizada no site da empresa (www.cohabrp.com.br)
O prazo para a negociação terá início nesta quinta-feira, 16 de novembro, e vai até 28 de dezembro. Vale para todos os mutuários em débito, inclusive aqueles que têm ação ajuizada, desde que não haja sentença com trânsito em julgado. “No caso das pessoas com ações ajuizadas, levamos o acordo para homologação da Justiça, já que não é nossa intenção retomar os imóveis e sim oferecer condições para a quitação do débito junto à Cohab-RP”, destaca Baroni.
Todas as normativas para a renegociação estão definidas na portaria 07/2017, também disponibilizada no site da Cohab-RP, no menu “Legislações e Portarias”. O montante de prestações em atraso chega a R$ 5.170.905,98. Desse total, R$ 2.099.671,12 correspondem à inadimplência de mutuários de Ribeirão Preto, 34,87 % dos ativos.
“A maioria dos devedores já tem ações ajuizadas de reintegração de posse, mas estamos dispostos a negociar com todos que não têm sentença definitiva, estudar caso a caso e, ainda, oferecer condições de parcelamento para evitar a retomada do imóvel”, reitera o presidente da Cohab-RP. Ele recomenda aos mutuários inadimplentes que não percam essa oportunidade e compareçam para a negociação.
A expectativa é de grande adesão à campanha e, por isso, a companhia tem uma estrutura montada e profissionais habilitados para receberem os mutuários que quiserem regularizar a situação. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das nove às 16 horas, na sede da empresa, na avenida Treze de Maio nº 157, Jardim Paulista. Na região de Fernandópolis, a negociação pode ser feita no escritório regional da empresa naquela cidade.
Somente neste ano, a Cohab-RP já revendeu 138 imóveis tomados de inadimplentes em várias cidades paulistas. Em Ribeirão Preto, foram retomadas e colocadas à venda casas nos conjuntos Dom Manoel da Silveira D’Elboux, Adelino Simioni, Jardim Branca Salles, Adão do Carmo Leonel, Valentina Figueiredo, Jardim Vida Nova, Jardim Heitor Rigon e Quintino Facci II. Já foram lançados seis editais de recomercialização em 2017. No primeiro foram colocados à venda 14 imóveis, no segundo 13, no terceiro 20, no quarto 29, depois 38 e no último, mais 24, totalizando 138 unidades.