Tribuna Ribeirão
Geral

COHAB – ‘Refis’ atrai 60% dos devedores

A campanha para diminuir a inadimplência, lançada pela Com­panhia Habitacional Regional de Ri­beirão Preto (Cohab-RP), que termi­nará na próxima quarta-feira, 28 de fevereiro, já atraiu 1.585 mutuários dos 2.634 que estavam com pres­tações em atraso no lançamento do programa de refinanciamen­to – o popular “refis”. O número de pessoas que já regularizaram a si­tuação do imóvel e se beneficiaram do desconto de 50% sobre os juros de mora para os valores pagos à vista representa 60,2% do total de devedores.

Desse total, 1.219 são da re­gião (76,9%) e 366 de Ribeirão Preto e Bonfim Paulista (23,1%). No início da campanha, em 16 de novembro, havia em Ribeirão Preto 658 mu­tuários inadimplentes e a região somava 1.976. No total, isso repre­sentava R$ 5,2 milhões em presta­ções atrasadas, se considerado o desconto de 50%, e R$ 6,81 milhões sem o abatimento. Cerca de R$ 2 milhões (38,4%) são e pendências de mutuários ribeirão-pretanos.

A campanha já foi prorrogada duas vezes, mas a Cohab-RP des­carta nova extensão do prazo. “A decisão de prorrogar a campanha levou em conta a necessidade da informação chegar até os interes­sados e conscientizá-los da impor­tância de garantir a moradia de sua família, já que a Cohab-RP tem área de abrangência que soma 84 muni­cípios e registra inadimplência em 54 deles”, enfatiza o presidente da companhia, Nilson Baroni, respon­sável pela iniciativa.

Ele explica que a ideia é ofere­cer condições favoráveis para que os inadimplentes regularizem a si­tuação e evitem, com isso, a perda do imóvel. “Essa é a última oportu­nidade. Nossa intenção não é reto­mar o imóvel de ninguém, mas isso será inevitável diante de um quadro de atrasos de pagamentos e parce­lamentos não cumpridos”.

“Nosso objetivo é conscientizar o mutuário para que ele aproveite essa oportunidade que é imperdível, e preserve sua propriedade garan­tindo a moradia da sua família. Não queremos que ninguém perca o seu imóvel, mas sim conscientizar da importância de regularizar a situa­ção, oferecendo condições favorá­veis”, diz o presidente da Cohab-RP,

A Cohab-RP fica na avenida Treze de Maio nº 157, no Jardim Paulista, na Zona Leste da cidade, e atende das nove às 16 horas, de segunda-feira a sábado. Mais in­formações e até a simulação da ne­gociação podem ser obtidas no site www.cohabrp.com.br, em serviços online. A empresa atua em 84 mu­nicípios do estado de São Paulo e registra inadimplência em 54 deles.

Também as prefeituras da re­gião estão envolvidas nesse tra­balho de conscientização, tendo em vista a importância da moradia, sobretudo as de São Carlos, Fran­ca, Orlândia e Sertãozinho, que registram os maiores índices de inadimplência depois de Ribeirão Preto. A negociação vale para todos os mutuários em débito, inclusive aqueles que têm ação ajuizada de reintegração de posse, desde que não haja sentença com trânsito em julgado (sem possibilidade de recor­rer). Nesses casos, eles devem fazer a simulação de pagamento e avaliar a situação mais vantajosa.

Conjuntos com inadimplência alta – Os conjuntos com maior nú­mero de pessoas com prestações em atraso no início da campanha eram são Jardim Alexandre Balbo, Jardim Juliana A, Jardim Joaquim Procópio de Araújo Ferraz, Jardim Manoel Penna, Jardim Maria Casa­grande Lopes, Jardim José Sampaio Junior I, Jardim das Palmeiras II, Jar­dim Paulo Gomes Romeo e Jardim Jovino Campos.

Municípios com inadimplência alta – Já os devedores da região totalizam um montante de R$ 3,07 milhões. Entre as cidades da região com maior índice de inadimplência estão São Carlos, Franca, Orlândia, Jardinópolis, Olímpia, Monte Alto e Igarapava. A direção da Cohab de Ribeirão Preto está mobilizando as prefeituras dessas cidades para solicitar a colaboração dos prefeitos nessa campanha de diminuição da inadimplência. A ideia é evitar a ju­dicialização e a perda dos imóveis por parte dos devedores.

Pontualidade – A diretoria da Cohab-RP orienta os mutuários com prestações da casa própria em atraso para que fiquem atentos à necessidade de pagamento des­ses valores, seja na sede da com­panhia (dias úteis) ou em agência. “Essa orientação vem no sentido de evitar um eventual acúmulo de débitos, com a incidência de juros que possam aumentar o valor da prestação”, esclarece o presidente Nilson Baroni.

Para prevenir esse tipo e si­tuação, a companhia está à dis­posição para esclarecimentos. O objetivo é evitar que o mutuário entre no rol de inadimplentes e corra o risco de perder seu imó­vel. Mais informações podem ser obtidas pelo site da Cohab ou pelo telefone (16) 3968-8200.

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