Os funcionários da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp) estão com o salário de junho atrasado. De acordo com a prefeitura, principal acionista da empresa de capital misto, houve um problema no fluxo de caixa da companhia.
A Coderp tem cerca de 100 funcionários. Os vencimentos de junho deveriam ter sido pagos até o quinto dia útil deste mês, ou seja, na quarta-feira, 7 de julho. A prefeitura de Ribeirão Preto informou que a situação será regularizada até a próxima segunda-feira (12).
No dia 1º, Marine Oliveira Vasconcelos deixou o cargo de presidente da Coderp. Ela pediu demissão após o desgaste político provocado pela revelação de que atuava em seu escritório de advocacia enquanto comandava a empresa.
A prática é considerada irregular, de acordo com o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Marine Oliveira Vasconcelos também teria atuado em seu escritório no período em que era secretária municipal de Administração no primeiro mandato do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), entre 2017 e 2020.
Teria ainda nomeado sua sócia Thayni Botelho para o cargo comissionado de assessora jurídica da Coderp. No mesmo dia foi realizada uma reunião do Conselho de Administração da Coderp que aprovou a nomeação de Everaldo Oliveira Rocha como novo presidente da companhia.
O novo diretor-presidente será registrado como empregado e sua remuneração será de R$ 14.178,84. A ata com o pedido de demissão de Marine Oliveira e a nomeação de Rocha foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de 1º de julho.