FOTOS: ALFREDO RISK
O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Jorge Lima, marcou presença na quarta reunião da Coalizão Empresarial da Região Administrativa de Ribeirão Preto, realizada na quinta-feira (1º), no Hotel Mont Blanc, em Ribeirão. Segundo o secretário, o objetivo da reunião foi viabilizar projetos ligados a setores como o Turismo, explorando novas potências econômicas na região.
“A região de Santa Rita do Passa Quatro, por exemplo, tem forte potencial turístico e também tem um distrito industrial que pode ser utilizado para abastecer as usinas que estão em volta. Vamos olhar a região como um todo, cada cidade, descobrir vocações e fazer planos de desenvolvimento”, explicou Lima.
Além do potencial turístico, o secretário também acredita que a região administrativa de Ribeirão pode se tornar um polo relacionado à saúde. “Tenho muita expectativa sobre transformar Ribeirão Preto em um polo de saúde, e estamos avançando nesse projeto.”
Agro ainda é prioridade
A força do agronegócio da cidade ainda é, de acordo com Lima, uma prioridade para o governo. “Um dos maiores programas do governador Tarcísio de Freitas é relacionado ao etanol. Queremos investir no etanol, biogás, biometano, que são programas muito fortes. Mas a minha função é também de estimular a criatividade dos empresários, para fazerem Ribeirão e a região crescerem com outras vocações que não sejam apenas o agro”.
A reunião do secretário com a Coalizão Empresarial também discutiu projetos de incentivo ao enoturismo na região e à economia circular nos municípios, que devem ser anunciados pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ainda este ano. “Temos dois projetos que já estão andando, e ainda vamos destravar outros. Estamos avançando muito”, finalizou Lima.
Coalizão Empresarial
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico terá 16 coalizões empresariais, uma em cada região administrativa, para fomentar o crescimento local, estimulando a cadeia produtiva e a vocação industrial de cada parte do estado.
A iniciativa também tem como objetivo aproximar o setor empresarial das políticas públicas da pasta, visando possíveis parcerias que tragam impacto na vida da população e no desenvolvimento econômico do Estado, além de aumentar o equilíbrio econômico no interior.
A Coalizão de Ribeirão Preto foi a primeira a ser montada pela Secretaria, no final de janeiro.