Os clubes de Ribeirão Preto seguem buscando a liberação dos torcedores para os próximos jogos da Copa Paulista. Nesta quinta-feira (7), os presidentes de Comercial e Botafogo, a Prefeitura e a Polícia Militar se encontraram para tentar buscar um acordo que viabilize a presença de público já no clássico Come-Fogo, dia 12.
O encontro serviu para alinhar protocolos e formalizar um pedido de aprovação junto à FPF (Federação Paulista de Futebol), que vetou o retorno na primeira fase da Copa Paulista. Segundo a federação, os torcedores só vão poder voltar ao estádio na segunda fase da competição.
No começo do mês, o Governo do Estado autorizou o retorno gradativo dos torcedores ao estádio. Incialmente, a capacidade de público permitida é de apenas 30%. Os jogos do Brasileirão, por exemplo, já estão contando com a presença do torcedor.
Ademir Chiari, presidente do Comercial, defendeu a volta do público e citou os graves problemas financeiros enfrentados pelos clubes com a queda da arrecadação sem o dinheiro das bilheterias.
“Estão estudando a possibilidade de nos ajduar para que possa ter público no Come-Fogo. A gente queria agradecer à vereadora Gláucia [Berenice (DEM)], ao Festucci, que esteve conosco, nos dando essa força, nos auxiliando também nisso. Pode ser um evento-teste no Estado de São Paulo e que a Federação aprove o nosso projeto. A gente precisa, financeiramente estamos há quase dois anos sem público, mantendo o clube de pé, que não é fácil, o número de público que vier vai ser importante, pois o clube passa por uma situação difícil”, afirmou.
Secretário da Casa Civil de Ribeirão, Ricardo Aguiar falou em dar suporte aos clubes para que o clássico seja tratado como um evento-teste pela federação.
“Recebemos tanto o Botafogo quanto o Comercial, presidentes dos dois clubes da nossa cidade, temos um Come-Fogo, aqui discutimos e falamos a respeito das possibilidades da liberação de um evento-teste para este jogo, haja vista o Governo do Estado já ter liberado na Capital, porém com a CBF e não com a FPF. Mas tudo que for da nossa alçada para que isso aconteça dentro de todos os protocolos, respeitando a setorização do campo, uso de máscaras, com vacinação completa, todos os protocolos que eles também já apresentaram, a nossa equipe vai avaliar a possibilidade de liberação de um possível público para este jogo”, disse.
Osvaldo Festucci, presidente do Pantera, também participou da reunião e questionou o comportamento da FPF, que autorizou jogos na capital, mas no interior não.
“Muito boa a reunião, todos da prefeitura empenhados em ajudar os clubes, da parte da prefeitura está liberado 30% para ambos. O que ocorre é que a FPF não libera antes do dia 22. Engraçado que em São Paulo pode, mas para o interior não”, finalizou.
O clássico Come-Fogo acontece na próxima terça-feira (12), às 17h, no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto.