Tribuna Ribeirão
Cultura

Clubes de leitura para idosos abrem vagas

Novas vagas já estão dis­poníveis para idosos que queiram participar do Clube de Leitura 6.0 em Ribeirão Preto. As reuniões, que são digitais, permitem ampliar a abrangência do projeto e abrir novos grupos avulsos, além das dez instituições atendidas na cidade, entre as de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e outras como a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp), por exem­plo, onde os clubes seguem a todo vapor.

As vagas são limitadas. Os idosos leem o eBook ou o au­diolivro mais votado e se en­contram toda semana no mes­mo dia, horário e canal para conversar sobre o livro lido, exatamente como acontecia nos clubes físicos antes do iso­lamento. Cada clube tem cerca de dez participantes e, no mo­delo mais usual, cada grupo se reúne numa sala virtual do app Google Meet. Os encontros têm duração média de uma hora e sofrem variações de acordo com o perfil de cada turma.

As plataformas Toca Livros e Árvore oferecem acervo que vai desde literatura clássica a títulos sobre cursos. Criados para quem se dá melhor com as obras lidas em voz alta por outras pessoas, os grupos do audiolivro ouvem os livros no celular ou computador e, a cada 15 dias, participam de um bate-papo sobre a história. Já foram “lidas”, com os ouvidos, obras como “Cinco Mulheres” (Machado de Assis), “Alice no País das Maravilhas” (Lewis Caroll), “O pai” (Machado de Assis) e “O Gato Félix” (Mon­teiro Lobato), “A Metamorfo­se” (Franz Kafka), entre outros.

Já na lista de eBooks, al­guns títulos têm se destacado, como “O Visconde Partido ao Meio” (Ítalo Calvino), “Perto do Coração Selvagem” (Cla­rice Lispector), “No seu pes­coço” (Chimamanda Ngozi Adichie), “O Estrangeiro” (Albert Camus), “Aquela Água Toda” (João Carrasco­za). “Quando a primavera chegar”, de Marina Colasan­ti, tem sido uma obra muito solicitada e a própria autora comenta a importância da leitura literária em tempos de pandemia.” A linguagem sim­bólica é uma arma poderosa em qualquer momento, mas sobretudo quando atraves­samos um período tão duro como o que estamos passan­do agora”, comenta Marina.

Enquadrado na Lei do Idoso, o Clube de Leitura 6.0 é realizado, em Ribeirão, em parceria com o Conse­lho Municipal do Idoso. São patrocinadores Americanas, UOL, Valid e Nitroquimica. E conta com o apoio de TocaLi­vros, Recode e Fundação De­mócrito Rocha. As inscrições para quem quiser participar dos clubes de leitura podem ser feitas pelo link https://observatoriodolivro.org.br/ inscricao-clube-60-rp .

Após beneficiar 1.352 ido­sos em 26 cidades paulistas, incluindo a capital, o Clube de Leitura 6.0 abriu em junho seu maior núcleo em um só município, na cidade-sede do Observatório do Livro, Ri­beirão Preto, que recebeu de uma só vez 15 clubes com um total de 300 membros.

Postagens relacionadas

Pop e rock embalam o happy hour no Cartel da Navalha

Redação 1

Kermode, gigante da crítica cultural, ganha reedição de ‘O sentido de um fim’

William Teodoro

Festival celebra o Dia de São Patrício

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com