Neste sábado, 13 de julho, a sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto recebe o Clube do Livro da TAG Experiências Literárias, a partir das 18 horas. O encontro é aberto e gratuito ao público e contará com a exibição do filme “Argélia”, estrelado pela atriz Hedy Lamarr (1914- 2000). Após a sessão, haverá debate sobre a bibliografia da atriz, “A única mulher”, de Eileen Pollack.
Os participantes podem levar sua pipoca, vinho e bebidas para a experiência. A sede da fundação fica localizada na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, no Jardim América, na Zona Sul de Ribeirão Preto. Para os organizadores da experiência do Clube do Livro da TAG, o cinema tem o poder de promover a reflexão sobre temas relevantes da contemporaneidade e também contribuir para a formação acadêmica, crítica, cultural e social do público.
A sessão deste sábado é especial, com a apresentação do filme “Argélia”, estrelado pela atriz central da discussão e, também, inspirou a obra do mês de julho da TAG, “A única mulher, Hedy Lamarr”. Após a exibição, os gêmeos do cinema, André de Castro e Marcos de Castro, serão os mediadores de um bate-papo sobre o filme.
“Cresci vendo Hedy Lamarr, meu pai era fã da atriz e, praticamente, nos obrigou a ver todos os filmes dela”, comenta o cineasta André de Castro. Ele conta que, ao saber do tema e do livro do encontro, demonstrou aos membros da TAG o interesse de trazer o evento para a sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. “Especialmente este, por envolver uma estrela de Hollywood e por sermos apaixonados pelo cinema. Acabamos oferecendo a sede da Fundação como local e deu certo”, explica.
A TAG Experiências Literárias é um clube de assinatura de livros que envia mensalmente para o endereço do assinante um kit que inclui uma obra selecionada a dedo por um curador especial, uma revista temática sobre literatura e ainda um mimo escolhido de acordo com o autor ou título. A entidade conta com a TAG Curadoria que é responsável por convidar grandes nomes da literatura para indicar seus livros preferidos aos associados.