Abrindo as atividades de 2019, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia sua agenda para este final de janeiro. Os encontros acontecem na sede da entidade, na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, no Jardim América, Zona Sul. Todas as atividades são abertas à população e gratuitas.
Programada para este sábado, 25 de janeiro, a reunião do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto tomará espaço na sede da entidade. O encontro terá início às 16 horas e vai discutir o livro “A Casa dos Espíritos”, com mediação da bibliotecária Gabriela Pedrão, curadora do grupo. As inscrições já estão abertas ao público e são gratuitas.
O romance que será discutido é da escritora chilena Isabel Allende e foi selecionado tanto por Gabriela Pedrão quanto pelos próprios integrantes do Clube. É categorizado como romance histórico, narrando a história da família Trueba por quase todo o século XX (todas as suas três gerações). Foi originalmente lançado em Buenos Aires, na Argentina, em 1982, e é considerado como parte do gênero realismo mágico.
Parente de Salvador Allende – presidente derrubado pelo golpe militar chileno de 1973 –, Isabel não fugiu ao latente assunto político. Mesmo que o país de “A Casa dos Espíritos” não seja nomeado, entende-se que é a história do Chile que está ali descrita, em suas turbulências e ditaduras. O livro rendeu até mesmo uma adaptação para o cinema em 1993, com Meryl Streep e Winona Ryder como duas de suas protagonistas.
Qualquer pessoa que se interesse pelo livro ou pelo autor de cada encontro pode se inscrever e participar do Clube do Livro. Basta enviar um e-mail para clubedolivro@fundacao
dolivroeleitura.com.br. Quem quiser também pode ligar para o número (16) 3911- 1050. O encontro faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). A atividade cultural mantém agenda anual, sob curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão. Os encontros acontecem mensalmente e a lista das obras escolhidas pelo grupo é diversa em temas, gerando debates a cada encontro.