A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove neste sábado, 20 de julho, duas atividades de fomento à leitura que são programas permanentes da instituição: os encontros do Núcleo de Contadores de Histórias, das nove às 12 horas, e o Clube do Livro com leitura e análise da obra “A Festa do Bode”, de Mario Vargas Llosa , das 16 às 18 horas. Os dois eventos acontecem na sede da entidade, na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, no Jardim América, Zona Sul.
A entrada é gratuita e qualquer interessado em contação de histórias ou literatura pode participar. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (16) 3911- 1050 ou, no caso do Clube do Livro, através de e-mail no endereço clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br. Aberto à população e a pessoas de todas idades, o Núcleo de Contadores de Histórias é voltado a interessados: pessoas que fazem da contação um ofício, como também as que querem conhecer a arte e outras ainda que apreciam a leitura e a literatura.
Os interessados podem participar para conhecer e até se aprofundarem, acompanhando os encontros que permitem uma formação gradativa. O grupo é coordenado pela atriz Míriam Fontana. Já o Clube do Livro traz como atrativo para o encontro de sábado o livro “A Festa do Bode”, um dos romances mais importantes de Mario Vargas Llosa. Com uma pesquisa histórica rigorosa e uma preocupação flaubertiana pelos detalhes, o autor recria uma República Dominicana de meados do século XX para recontar a história do general Rafael Leonidas Trujillo Molina, o “Bode” e a implacável ditadura que implantou no país durante seus 31 anos de governo.
Ao entrelaçar três histórias – a volta de Urania a Santo Domingo, após 35 anos, para visitar o pai doente; o círculo mais próximo a Trujillo, com suas intrigas e execuções; e um grupo de insurgentes que prepara um atentado ao ditador, Vargas Llosa relata o fim de uma era e discute a natureza insaciável dos regimes totalitários. Segundo a curadora do Clube do Livro, a bibliotecária Gabriela Pedrão, a obra foi pré-selecionada no início do ano e faz parte das sugestões do grupo.
Segundo ela, um dos pontos importantes que o clube considera é que, a cada encontro, são escolhidas obras que não podem estar esgotadas e podem ser facilmente encontradas em livrarias, sebos, bibliotecas e em formato digital. “Além disso, os livros não devem ser muito extensos, para que o grupo possa ler com tranquilidade no intervalo de um mês”, explica Gabriela. A lista também é diversa variando temas e discussões mês a mês. Em agosto, a obra a ser discutida será “O Avesso da Vida”, de Philip Roth (1933- 2018), no dia 24 de agosto, das 16 às 18 horas.