A obra-prima literária “A época da inocência”, a mais importante de Edith Wharton (1862-1937), será a primeira a ser debatida neste ano nas reuniões do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A instituição também divulgou a lista que vai nortear as discussões e reflexões dos debates em 2019. O encontro de abertura da temporada será neste sábado, 19 de janeiro, das 16 às 18 horas, na sede da entidade, na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, no bairro Jardim América, Zona Sul. A entrada é gratuita e qualquer interessado em literatura ou no texto do autor pode participar.
Vencedor do Prêmio Pulitzer de 1921, “A época da inocência” trata das complexas relações entre as tradições da sociedade e os desejos individuais. A obra foi publicada duas vezes, em 1920, inicialmente dividido em quatro partes: entre julho e outubro, na revista Pictorial Review, e posteriormente pela D. Appleton and Company, como um livro, em New York, Estados Unidos, e Londres, Inglaterra. O Times Book Review considerou o romance “um brilhante panorama de New York de 45 anos atrás”.
Até hoje, o romance é muito procurado nas bibliotecas públicas e é um best-seller nas livrarias. Virou filme em 1993, do diretor Martin Scorsese, sendo indicado a cinco categorias do Oscar de 1994, como melhor atriz coadjuvante (Winona Ryder), melhor roteiro adaptado, melhor edição de arte, melhor trilha sonora e foi laureado na categoria de melhor figurino. No elenco estão Daniel Day-Lewis, Michelle Pfeiffer, Winona Ryder, Geraldine Chaplin, Richard E. Grant, Michael Gough, Jonathan Pryce e o próprio Scorsese.
No mesmo ano, a obra cinematográfica também foi indicada ao Globo de Ouro, ganhando como melhor atriz coadjuvante para Winona Ryder e sendo lembrada em outras três – melhor diretor, melhor atriz dramática (Michelle Pfeiffer) e melhor filme dramático. A película venceu como melhor filme americano, pelo prêmio Bodil da Dinamarca.
A trama se passa na Nova York de 1870. Um advogado (Daniel Day-Lewis) está de casamento marcado com uma jovem (Winona Ryder) da aristocracia local, quando uma condessa (Michelle Pfeiffer), prima de sua noiva, volta da Europa após separar-se do marido. As ideias dela chocam a tradicional sociedade americana e, ao tentar defendê-la, o advogado se apaixona por ela e é correspondido.
Calendário anual
Segundo a curadora do Clube do Livro, a bibliotecária Gabriela Pedrão, o grupo continua em 2019 com o mesmo formato dos anos anteriores e promoverá um encontro mensal, sempre aos sábados. A divulgação antecipada do calendário anual já com as obras pré-selecionadas tem o objetivo de organizar os encontros e dar oportunidade para os leitores colocarem a leitura em dia. Gabriela explica que a lista é uma junção de sugestões do grupo.
“A partir de outubro foram pedidas sugestões e indicações de obras e com essa lista, eu, como curadora montei a seleção final”. Entre os requisites de escolha, o grupo definiu que as obras sejam de ficção e romance e que sejam de fácil acesso. Um ponto importante é que a obra não pode estar esgotada, tem que ser encontradas em livrarias, sebos, bibliotecas e em formato digital. Além disso, os livros não devem ser muito extensos, para que o grupo possa ler com tranquilidade no intervalo de um mês. A lista também é diversa variando temas e discussões mês a mês.
A curadora avalia que essa diversidade de autores e culturas é importante para os leitores saírem da sua zona de conforto. Ela ressalta que uma das coisas mais incríveis da literatura é o poder de transportar o leitor para outros lugares, outras realidades e outras épocas, para que se possa refletir e discutir outros pontos de vista. “Quanto mais autores e culturas, mais rica será nossa discussão e nossa bagagem”, afirma.
Neste ano, o Clube do Livro também terá algumas novidades. Foram planejados alguns encontros temáticos, com discussões que envolvem assuntos ligados às datas comemorativas em alguns meses, como por exemplo, o dia da mulher, em março. “O grupo vem evoluindo muito nos últimos dois anos. Crescemos em tamanho e em engajamento. As leituras foram se alinhando com a preferência do grupo e as discussões ficaram mais ativas e dinâmicas”, explica Gabriela.
A curadora também diz que o grupo tem sempre recebidos novos integrantes. “Hoje, temos um grupo mais maduro e unido”, avalia. O Clube do Livro faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). A entrada é aberta e gratuita. As inscrições para participar podem ser feitas pelo telefone (16) 3911-1050 ou por email clubedolivro@fundacaodo
livroeleitura.com.br.