Tribuna Ribeirão
Cultura

Clube do Livro abre a temporada

A obra-prima literária “A época da inocência”, a mais importante de Edith Wharton (1862-1937), será a primeira a ser debatida neste ano nas reuniões do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribei­rão Preto. A instituição também divulgou a lista que vai nortear as discus­sões e reflexões dos deba­tes em 2019. O encontro de abertura da temporada será neste sábado, 19 de janeiro, das 16 às 18 horas, na sede da entidade, na rua Professor Mariano Siquei­ra nº 81, no bairro Jardim América, Zona Sul. A entra­da é gratuita e qualquer inte­ressado em literatura ou no texto do autor pode participar.

Vencedor do Prêmio Pulit­zer de 1921, “A época da ino­cência” trata das complexas relações entre as tradições da sociedade e os desejos indi­viduais. A obra foi publicada duas vezes, em 1920, inicial­mente dividido em quatro partes: entre julho e outubro, na revista Pictorial Review, e posteriormente pela D. Apple­ton and Company, como um livro, em New York, Estados Unidos, e Londres, Inglaterra. O Times Book Review consi­derou o romance “um brilhan­te panorama de New York de 45 anos atrás”.

Até hoje, o romance é mui­to procurado nas bibliotecas públicas e é um best-seller nas livrarias. Virou filme em 1993, do diretor Martin Scor­sese, sendo indicado a cinco categorias do Oscar de 1994, como melhor atriz coadjuvante (Winona Ryder), melhor roteiro adaptado, melhor edição de arte, melhor trilha sonora e foi lau­reado na categoria de melhor figurino. No elenco estão Da­niel Day-Lewis, Michelle Pfei­ffer, Winona Ryder, Geraldine Chaplin, Richard E. Grant, Mi­chael Gough, Jonathan Pryce e o próprio Scorsese.

No mesmo ano, a obra cinematográfica também foi indicada ao Globo de Ouro, ganhando como melhor atriz coadjuvante para Wi­nona Ryder e sendo lem­brada em outras três – me­lhor diretor, melhor atriz dramática (Michelle Pfeiffer) e melhor filme dramático. A película venceu como melhor filme americano, pelo prêmio Bodil da Dinamarca.

A trama se passa na Nova York de 1870. Um advoga­do (Daniel Day-Lewis) está de casamento marcado com uma jovem (Winona Ryder) da aristocracia local, quando uma condessa (Michelle Pfeif­fer), prima de sua noiva, volta da Europa após separar-se do marido. As ideias dela chocam a tradicional sociedade ameri­cana e, ao tentar defendê-la, o advogado se apaixona por ela e é correspondido.

Calendário anual
Segundo a curadora do Clube do Livro, a bibliotecária Gabriela Pedrão, o grupo con­tinua em 2019 com o mesmo formato dos anos anteriores e promoverá um encontro men­sal, sempre aos sábados. A di­vulgação antecipada do calendário anual já com as obras pré-seleciona­das tem o objetivo de organizar os encontros e dar oportunida­de para os leitores colocarem a leitura em dia. Gabriela explica que a lista é uma junção de su­gestões do grupo.

“A partir de outubro foram pedidas sugestões e indicações de obras e com essa lista, eu, como curadora montei a sele­ção final”. Entre os requisites de escolha, o grupo definiu que as obras sejam de ficção e romance e que sejam de fácil acesso. Um ponto importante é que a obra não pode estar esgotada, tem que ser encon­tradas em livrarias, sebos, bi­bliotecas e em formato digital. Além disso, os livros não de­vem ser muito extensos, para que o grupo possa ler com tranquilidade no intervalo de um mês. A lista também é di­versa variando temas e discus­sões mês a mês.

A curadora avalia que essa diversidade de autores e cul­turas é importante para os leitores saírem da sua zona de conforto. Ela ressalta que uma das coisas mais incrí­veis da literatura é o poder de transportar o leitor para ou­tros lugares, outras realida­des e outras épocas, para que se possa refletir e discutir ou­tros pontos de vista. “Quanto mais autores e culturas, mais rica será nossa discussão e nos­sa bagagem”, afirma.

Neste ano, o Clube do Livro também terá algumas novida­des. Foram planejados alguns encontros temáticos, com dis­cussões que envolvem assun­tos ligados às datas comemo­rativas em alguns meses, como por exemplo, o dia da mulher, em março. “O grupo vem evo­luindo muito nos últimos dois anos. Crescemos em tamanho e em engajamento. As leitu­ras foram se alinhando com a preferência do grupo e as dis­cussões ficaram mais ativas e dinâmicas”, explica Gabriela.

A curadora também diz que o grupo tem sempre re­cebidos novos integrantes. “Hoje, temos um grupo mais maduro e unido”, avalia. O Clube do Livro faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cul­tura por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). A entrada é aberta e gratuita. As inscrições para participar podem ser feitas pelo telefone (16) 3911-1050 ou por email clubedolivro@fundacaodo
livroeleitura.com.br.

Postagens relacionadas

TV Tudo Mais espaço

Redação 1

Um poema para Deborah Colker

Redação 1

Pedro II recebe show de Frejat

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com