Tribuna Ribeirão
Cultura

Clube debate obra de Muriel Barbery

© Divulgação/Cultura RJ

O Clube do Livro, projeto da Fundação do Livro e Leitu­ra de Ribeirão Preto, abre o ca­lendário de 2021 neste sábado, 30 de janeiro. Sob curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão, os encontros deste ano vão continuar acontecendo men­salmente e a lista das obras escolhidas é diversa em temas e autores. O encontro de hoje ainda será online.

O debate será transmitido pela plataforma Zoom com transmissão para o YouTube e site oficial da instituição www. fundacaodolivroeleiturarp. com. A obra escolhida para o retorno das atividades do gru­po é “A Elegância do Ouriço”, da romancista e filósofa Mu­riel Barbery. A participação é gratuita e qualquer interessa­do em literatura ou nas obras pode participar.

Gabriela Pedrão explica que, apesar de definir a lista final dos livros, essa é também uma escolha coletiva. “Desde outubro de 2020, eu preparei o grupo e pedi para que os in­tegrantes trouxessem uma lista de livros que tinham interes­se em ler e discutir, seguindo alguns pré-requisitos nossos. Em novembro, o grupo discu­tiu quais eram as favoritas e, a partir do coletivo, eu fiz uma seleção final de doze obras”, re­lata a bibliotecária.

Os pré-requisitos que ela cita são não repetir autores, escolher livros com menos de 350 páginas e a obra não pode estar esgotada. A segunda re­gra é aplicada pelo fato de que as leituras são mensais (logo não poderiam ser obras exten­sas), e a terceira porque o livro precisa estar disponível para os participantes.

Além de fugir do comum, a ideia é também que o Clube do Livro consiga conhecer autores de diversos países. “Quando se lê autores de língua portugue­sa, é sempre uma experiência diferente, muito gostosa. A gente tem uma identificação muito grande. O mesmo acon­tece com literatura latina. Mas também é muito legal conhe­cer obras de culturas diferen­tes, que trazem novas experi­ências. Funciona muito bem essa mistura”, diz Gabriela.

Os livros selecionados para 2021 trazem escritores de dife­rentes regiões do globo: Muriel Barbery (francesa), Dino Buz­zati (italiano), Olga Tokarczuk (polonesa), Romain Gary (francês), Itamar Vieira Junior (brasileiro), Elena Ferrante (italiana), Daniel Keyes (esta­dunidense) e Lygia Fagundes Telles (brasileira).

Também estão na lista de 2021 Albert Camus (franco­-argelino), Toni Morrison (es­tadunidense), Mario Benedetti (uruguaio) e Italo Calvino (ita­liano). A mediadora dos en­contros explica que, tal como as nacionalidades, as temáti­cas de cada livro são distintas: “Às vezes alguma acaba se re­petindo, porque na literatura há alguns temas que são mais recorrentes. Mas no geral são universos diferentes”.

Postagens relacionadas

Teatro Pedro II traz “Broadway Night’s” para RP

William Teodoro

Deborah Secco é rainha do camarote Quem/O Globo, patrocinado pelo banco Master

William Teodoro

‘Parasita’ vai virar série da HBO

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com