O Clube do Livro, projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, abre o calendário de 2021 neste sábado, 30 de janeiro. Sob curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão, os encontros deste ano vão continuar acontecendo mensalmente e a lista das obras escolhidas é diversa em temas e autores. O encontro de hoje ainda será online.
O debate será transmitido pela plataforma Zoom com transmissão para o YouTube e site oficial da instituição www. fundacaodolivroeleiturarp. com. A obra escolhida para o retorno das atividades do grupo é “A Elegância do Ouriço”, da romancista e filósofa Muriel Barbery. A participação é gratuita e qualquer interessado em literatura ou nas obras pode participar.
Gabriela Pedrão explica que, apesar de definir a lista final dos livros, essa é também uma escolha coletiva. “Desde outubro de 2020, eu preparei o grupo e pedi para que os integrantes trouxessem uma lista de livros que tinham interesse em ler e discutir, seguindo alguns pré-requisitos nossos. Em novembro, o grupo discutiu quais eram as favoritas e, a partir do coletivo, eu fiz uma seleção final de doze obras”, relata a bibliotecária.
Os pré-requisitos que ela cita são não repetir autores, escolher livros com menos de 350 páginas e a obra não pode estar esgotada. A segunda regra é aplicada pelo fato de que as leituras são mensais (logo não poderiam ser obras extensas), e a terceira porque o livro precisa estar disponível para os participantes.
Além de fugir do comum, a ideia é também que o Clube do Livro consiga conhecer autores de diversos países. “Quando se lê autores de língua portuguesa, é sempre uma experiência diferente, muito gostosa. A gente tem uma identificação muito grande. O mesmo acontece com literatura latina. Mas também é muito legal conhecer obras de culturas diferentes, que trazem novas experiências. Funciona muito bem essa mistura”, diz Gabriela.
Os livros selecionados para 2021 trazem escritores de diferentes regiões do globo: Muriel Barbery (francesa), Dino Buzzati (italiano), Olga Tokarczuk (polonesa), Romain Gary (francês), Itamar Vieira Junior (brasileiro), Elena Ferrante (italiana), Daniel Keyes (estadunidense) e Lygia Fagundes Telles (brasileira).
Também estão na lista de 2021 Albert Camus (franco-argelino), Toni Morrison (estadunidense), Mario Benedetti (uruguaio) e Italo Calvino (italiano). A mediadora dos encontros explica que, tal como as nacionalidades, as temáticas de cada livro são distintas: “Às vezes alguma acaba se repetindo, porque na literatura há alguns temas que são mais recorrentes. Mas no geral são universos diferentes”.