Neste sábado, 24 de fevereiro, a partir das 16 horas, acontece o encontro do Clube da Leitura mantido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, na sua sede, que fica na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, no Jardim América, Zona Sul. A obra escolhida para o encontro é “Fahrenheit 451”, escrita pelo autor Ray Bradbury. O livro destaca a busca da felicidade em meio aos males da censura e do controle do pensamento.
Seguindo as exigências de um governo totalitário e controlador, a história narra a vida de Guy Montag, um bombeiro amante de sua profissão, com a função de estancar incêndios e queimar livros. Montag vive em uma sociedade em que o conhecimento dos fatos chegam somente através da televisão e neste contexto a leitura é proibida, para evitar uma possível revolta da sociedade contra o status quo. Ao conhecer Clarisse McClellan, de 16 anos, que adora refletir sobre o mundo, Montag passa a fazer o mesmo e percebe como é infeliz e, então, se esforça para ser feliz e mudar a sociedade em que vive.
Nascido em 1920, Ray Bradbury foi um escritor americano. A primeira compilação de contos aconteceu em 1947 e pouco depois escreveu seu primeiro romance “Crônicas Marcianas”. O autor escreveu obras científicas, humor terror e produziu o roteiro do filme “Moby Dick”, de 1956. Sua obra mais conhecida, “Fahrenheit 451”, foi adaptada para o cinema, assim como outras narrativas de sua autoria.
“Fahrenheit 451” chegou às telas em 1966, com direção do consagrado François Truffaut. No elenco estão Julie Christie, Oskar Werner, Cyril Cusack, Anton Diffring e Jeremy Spenser. Neste ano, uma nova produção, mais futurista, estará no circuito, com direção de Ramin Bahrani e com a participação dos atores Michael B. Jordan, Michael Shannon, Sofia Boutella, Laura Harrier, Saad Siddiqui e Martin Donovan.
Contadores de Histórias – Também neste sábado (24), das nove hora ao meio-dia, haverá mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A atividade é gratuita e acontece na sede da entidade. Com a coordenação da atriz Míriam Fontana, o grupo tem por objetivo trabalhar, neste primeiro semestre, obras da escritora Marina Colasanti, homenageada na categoria infanto-juvenil pela 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 20 a 27 de maio, com abertura oficial em 19 de maio.