Tribuna Ribeirão
Cultura

Clube de Leitura 6.0 inclui idosos em ações culturais

FOTO - REPRODUÇÃO

A obra “Terra costurada com água”, de Lúcia Hiratsuka, embalou, neste ano, uma tarde inteira das mulheres do Clube de Leitura 6.0 no Residencial D’Clarice, em Ribeirão Preto. Após ouvirem a história, elas conversaram sobre a dinâmi­ca da terra que, ao costurar a água, forma o barro. E, ao mes­mo tempo, foram manuseando a argila, proporcionando mu­dança das formas assim como dos sentimentos, que também se transformam.

No Lar dos Velhos da Igreja Presbiteriana as doze participantes do clube lo­cal resolveram que queriam uma biblioteca física em seu ambiente, com o objetivo de esticar um pouco mais as ho­ras de lazer que um bom livro propicia. Pedido feito, pedido aceito. A residente Maria He­lena Silva Teles, leitora de 97 anos, fez as honras de desa­marrar a fita inaugural.

Experiências como essas mostram o sucesso e os bene­fícios deste projeto realizado na cidade pelo Observatório do Livro, uma fundação pri­vada que atua em parceria com o Conselho Municipal do Idoso. A dinâmica do clube de leitura da Casa do Vovô, Lar Padre Euclides, Lar Santa Rita de Cássia, Casa de Nazaré e outras Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) demonstram o quanto é importante que projetos voltados à popula­ção idosa devam estar aten­tos a eventuais necessidades de adaptação e garantam que grupos vulneráveis não sejam excluídos de ações culturais.

É o caso de instituições, por exemplo, como a Adevirp – Associação dos Deficien­tes Visuais de Ribeirão Preto e Região, um dos 15 grupos abertos na cidade em 2021. E não para por aí. Os chama­dos clubes de leitura avulsos, compostos por pessoas que se encontram virtualmente uma vez por semana, acrescentam ao projeto histórias muito va­liosas. Como as nove partici­pantes do Clube de Leitura Lya Luft, que decidiram gra­var poemas do livro “Intra­muros”, de Astrid Cabral, tro­cá-los entre si e enviá-los para familiares e amigos. A ação poética foi nomeada como “Intramuros, floresço!”.

Diplomata de carreira por 47 anos e militante de causas culturais, o embaixador Lau­ro Moreira compartilha sua experiência com os demais membros do Clube de Leitu­ra 6.0 da Biblioteca Padre Eu­clides. Participante assíduo e entusiasmado do grupo das quartas-feiras, ele propõe au­tores e textos para os colegas.

E vamos combinar que numa biblioteca virtual como a Árvore, com mais de 30 mil títulos, fica até difícil escolher. Marlene Falleiros Lamim, de 83 anos, compartilhou com as companheiras de clube, que já agendou diversos títulos para serem lidos em sequência. “Sigo as indicações das Sessões de Biblioterapia, que assisto toda segunda-feira”, confiden­cia, ao referir-se aos encontros semanais apresentados na in­ternet por Galeno Amorim, que é o idealizador do projeto.

O Clube de Leitura 6.0 em Ribeirão Preto
Após beneficiar 1.352 idosos na Capital mais 67 ci­dades paulistas, o Clube de Leitura 6.0 abriu seu maior núcleo em um só lugar em Ribeirão Preto, onde está lo­calizada a sede do Observa­tório do Livro. O município recebeu, até agora, 15 clubes e deve chegar a 300 mem­bros. Personagens e histórias carregadas de emoções têm marcado o êxito do projeto e impactado a vida dos partici­pantes dos quase 150 clubes virtuais que funcionam desde o início de 2020 e já geram o dobro da média de leitura da população brasileira.

“Em tempos tão difíceis como os atuais, a leitura lite­rária e os encontros virtuais têm feito a diferença na vida dessas pessoas, propiciando mais convivência e a manter a esperança”, diz Amorim.

A secretária de Desenvol­vimento Social de São Paulo, Célia Parnes, afirma que uma das grandes contribuições do projeto é o fato dele pensar a longevidade com “um olhar de inclusão e inovação”. Para se ter uma sociedade longeva, diz ela, é necessário “alimen­tá-la com cultura e informa­ção: quanto mais se lê, maior a qualificação ou requalifica­ção da população 60+, mais preparada, mais produtiva e com mais confiança e digni­dade”. “A leitura é uma gran­de alavanca de mobilidade social”, acrescenta.

Enquadrado na Lei do Idoso, o Clube de Leitura 6.0 Ribeirão Preto é realizado pelo Observatório do Livro em parceria com o Conse­lho Municipal do Idoso. São patrocinadores Americanas, UOL, VALID e NitroQuimi­ca. As inscrições para quem quiser participar dos clubes de leitura ainda podem ser feitas pelo link https://obser­vatoriodolivro.org.br/inscri­cao-clube-60-rp.

Postagens relacionadas

João Rock – Artistas vão bater papo com os fãs após shows

Redação 1

Gugu não merece esse tamanho escândalo após sua morte

William Teodoro

Com as ruas vazias, principais nomes do carnaval contam como vão celebrar a data

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com