A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove neste sábado, 2 de dezembro, o último encontro do Clube da Leitura deste ano. O livro escolhido para fechar as atividades de 2017 é “A A Morte em Veneza”, obra de Thomas Mann. O evento acontece a partir das 16 horas na sede da entidade, na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, Jardim América. A entrada é aberta ao público e gratuita.
Em “A Morte em Veneza”, a paixão platônica de um escritor de meia-idade por um jovem e belo rapaz é enredo da questão central da narrativa. A atração do escritor é, na verdade, pela beleza e pela perfeição do jovem, que representa o reflexo temporal da beleza eterna, seu ideal de beleza que tanto buscou na arte e acaba levando-o à ruína. O romance foi levado ao cinema pelas mãos do diretor italiano Luchino Visconti, em 1971.
Thomas Mann viveu entre os anos de 1875 a 1955. Um grandes escritores alemães, foi autor de contos e ensaios políticos e obras-primas como “Os Buddenbrooks”, “A montanha mágica”, “A Morte em Veneza” e “Doutor Fausto”. Premiado com o Nobel de literatura em 1929, manifestou-se constantemente sobre as questões de seu tempo. Era filho de um comerciante alemão e de uma brasileira. Mais tarde, ele se exilou na Suíça, com a subida de Adolf Hitler e depois foi para Estados Unidos por uns anos.
O Clube da Leitura conta com a curadoria da bibliotecária Gabriela Bazan Pedrão, doutoranda em Ciência da Informação pela Unesp. O objetivo da Fundação do Livro e Leitura com a atividade mensal deste grupo é proporcionar a experiência da leitura compartilhada, com espaço para debater e refletir sobre as diferentes nuances de textos literários.