O Tribuna Ribeirão apurou que a Clínica Veterinária Municipal construída pelo governo do Estado de São Paulo no cruzamento das avenidas Luiz Galvão César e Vereador José Bompani, no Jardim José Sampaio, zona Norte de Ribeirão Preto foi roubada a cerca de um mês. O equipamento foi construído pelo governo do Estado a um custo de aproximadamente R$ 7,5 milhões e será entregue à prefeitura que será responsável por administrá-la
Foram roubados aparelhos de ar condicionados, torneiras, portas e a fiação elétrica da clínica que estava pronta, mas com alguns reparos estruturais a serem feitos pela empresa responsável pelas obras.
A necessidade dos reparos foi detectada em dezembro do ano passado por engenheiros da prefeitura e pela Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara Municipal que acompanhou a construção do equipamento clínico. A CEE e presidida pelo vereador Igor Oliveira (MDB).
Segundo a apuração feita pelo Tribuna, a segurança do local deveria ser feita pela construtora até a entrega oficial da obra para o Estado. Como o local já tinha sido alvo de pequenos furtos, teria sido solicitado pela CEE que a Guarda Civil Metropolitana (CGM) também fizesse rondas no local.
Ao Tribuna o presidente da Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara municipal que acompanha a implantação do hospital, o vereador Igor Oliveira afirmou que a Comissão vai oficiar a prefeitura e governo do Estado para que informem a data do furto, tudo o que foi roubado e a quem caberia a vigilância do local. Inclusive se a Guarda Civil Metropolitana estava fazendo a segurança do local.
Na quarta-feira, 13 de novembro, a prefeitura divulgou nota afirmando que em resposta às solicitações da Prefeitura, o governo do Estado anunciou a retomada das obras da Clínica Veterinária, uma iniciativa que reflete o empenho da administração municipal em assegurar melhores serviços de saúde animal para a população. O governo do Estado foi questionado sobre o roubo, mas ainda não se manifestou sobre o assunto.
Uma licitação paro contratar uma empresa especializada em saúde de cães e gatos para administrar o equipamento chegou a ser aberta pela prefeitura em julho do ano passado. Mas ela foi suspensa e posteriormente cancelada, no dia 17 de julho, após uma das interessadas, a empresa Ninagut Consultoria Veterinária S/S Ltda. impetrar recurso no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) questionando o certame.
Quando for inaugurada, a clínica irá realizar consultas, cirurgias, exames, atendimento de urgência e emergência, vacinação, castração e adoção, auxiliando à população do município no tratamento de animais domésticos, oferecendo tratamentos em várias especialidades da medicina veterinária, alcançando as comunidades de baixa renda de maneira mais eficiente.