A obra da clínica veterinária do Programa Meu Pet, que vai atender em uma área no Jardim José Sampaio, na Zona Norte da cidade, no cruzamento das avenidas Luiz Galvão César e Vereador José Bompani, está na fase final, segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A empresa responsável pela construção é a Castelli Construção Civil e Comércio de Materiais Ltda., que venceu a licitação ao apresentar o valor de R$ 5.244.066,81, com prazo de execução de 16 meses, entre setembro e outubro deste ano.
A clínica irá realizar consultas clínicas, exames, casos de urgência e emergência, vacinação, castração, diagnóstico laboratorial e por imagem, cirurgias gerais, administração de medicações e curativos, entre outros, auxiliando a população do município no tratamento de animais domésticos.
Vai oferecer tratamento em várias especialidades da medicina veterinária, alcançando as comunidades de baixa renda de maneira mais eficiente. “A instalação da clínica contribuirá, ainda, com iniciativas já existentes na cidade, realizadas pela Divisão de Bem Estar Animal, como programas para vacinação, adoção, guarda responsável, além do diagnóstico de zoonoses e atendimento a animais vítimas de maus-tratos”, diz a secretaria.
O convênio prevê o investimento para construção e aquisição dos equipamentos e mobiliários necessários ao seu funcionamento, sendo posteriormente administrada pela gestão municipal, que ficou responsável pelo fornecimento dos recursos humanos e dos materiais/insumos necessários ao pleno funcionamento da unidade.
A clínica terá salas cirúrgicas e equipamentos, com serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas veterinárias, cirurgias e exames de ultrassom, raio-X e endoscopia, incluindo vacinação, castração e adoção responsável. A prefeitura de Ribeirão Preto ficou responsável pela indicação e cessão do terreno. O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores.
O Ministério da Saúde estima que a população de caninos e felinos pode variar entre 10% e 20% em relação à humana do município. Dentro dessa estimativa, a cidade de Ribeirão Preto possuiria entre 69,8 mil e 139,6 mil cachorros e gatos – são 698.259 habitantes, de acordo com dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o próprio IBGE, o Brasil possui 28,8 milhões de domicílios com pelo menos um cachorro e mais 11,5 milhões com gatos. Segundo o Instituto Pet Brasil, o país encerrou 2021 com 149,6 milhões de animais de estimação. Os cães lideram o ranking, com 58,1 milhões de indivíduos. Os gatos figuram em terceiro lugar, com 27,1 milhões.