Nos últimos dias uma campanha publicitária massiva foi realizada em algumas das principais emissoras de rádio e TV em Ribeirão Preto. Nela, um comunicado assinado pelo fundador do Grupo SEB, o empresário Chaim Zaher, faz um alerta quanto a divulgação de materiais publicitários de outra rede de ensino e o nome COC Ribeirão Preto. No comunicado há uma tentativa de desvencilhar a imagem do Grupo SEB da concorrente, a Rede Única.
Para entendermos essa disputa por esse filão no mercado de ensino, temos que voltar no tempo. Em 2010, Zaher vendeu a marca COC, o Sistema de Ensino e a Gráfica COC ao grupo Pearson, um dos gigantes no ramo de educação.
Por dez anos, o Grupo SEB teve garantido em contrato a utilização da marca COC com exclusividade em Ribeirão Preto. Percebe-se que desde a venda foi realizado um processo de marketing gradativo associando COC ao SEB e fortalecendo essa última. Atualmente, o nome COC não é mencionado pelo Grupo SEB, mas sua história sim.
Com o fim do prazo de exclusividade, abriu-se a oportunidade de outras instituições e grupos de usarem a marca COC. Dois grupos já começaram: Rede Única e Grupo Novo COC, ambos localizados na zona Sul.
O diretor do Grupo Novo COC, professor Cauê Carvalho, disse que ficou surpreso com o comunicado emitido nas rádios e TVs. “Sim, causou surpresa a forma, teor, e conteúdo. Estamos fazendo todo o processo dentro da legalidade. Não existe nada de ilegal ou imoral”, disse. “Eles [Grupo SEB] não são mais COC e nem utilizam o sistema de ensino COC”, completou, salientando que medidas jurídicas podem ser tomadas por conta de associação ilegítima da marca COC pelos antigos donos.
Gustavo Arbex, CEO da Rede Única, afirma que a empresa tem parceria com o Sistema COC de Ensino há 15 anos, desde 2006. “Ficamos surpresos com as matérias publicadas recentemente, as quais mencionam a nossa Rede, utilizando a nossa marca de forma indevida, uma vez que temos todos os direitos conforme contrato firmado com a Pearson, a maior empresa de educação do mundo. Não queremos ocupar lugar de outros, tão pouco nos apropriar do que fora construído com a marca na cidade até aqui”, disse.
Arbex ressaltou que a Rede Única “segue rigorosamente as cláusulas contratuais firmadas com a Pearson, tendo a concessão do uso do nome COC by Pearson Ribeirão Preto, assim como utilizado em nossas outras unidades”.
Segundo o diretor de marketing do Grupo SEB, Marco Aymoré, o comunicado foi necessário pelo fato “de as propagandas feitas pelas escolas estarem induzindo o consumidor ao erro, associando a imagem e a história construída pela família Zaher a essas novas instituições que não pertencem ao grupo”.
Aymoré afirmou ainda que o departamento jurídico do Grupo SEB estuda entrar com ações na Justiça e no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – CONAR por propaganda enganosa e vínculo ilegal de imagem. “Essa história foi construída em uma trajetória de ensino pela família Chaim Zaher. As conquistas em vestibulares e ENEM, por exemplo, estão nessa trajetória e não tem relação com essas novas escolas. Estão tentando enganar as pessoas, os pais”, finalizou.