Atual, divertido, lúdico, reflexivo e inovador é o espetáculo “A nova estória da Dona Baratinha”, com o Grupo EmCantar, que estará em cartaz no Teatro Municipal de Ribeirão Preto no dia 9 de agosto, quinta-feira da semana que vem. Com duração de uma hora, a apresentação – gratuita e com classificação livre – é uma nova versão do clássico da literatura infantil “Dona Baratinha”. No palco, a protagonista moderna duela com o Narrador conservador, enquanto o Maestro neutraliza o conflito.
É o público que vai ajudar a resolver a confusão. “A proposta do espetáculo é quebrar paradigmas e provocar uma reflexão sobre a mulher moderna e independente. Tudo isso com uma linguagem bem-humorada e interativa”, conta Ana Lopez, responsável pela concepção e direção artística da peça, que completa: “O destaque vai para a tecnologia das projeções audiovisuais que irão compor o cenário”.
A peça está marcada para começar às 20 horas. Os ingressos gratuitos serão distribuídos nas bilheterias do Teatro Municipal, com duas horas de antecedência ao início do espetáculo. O espaço cultural fica na praça Alto do São Bento s/nº, Jardim Mosteiro. O local tem capacidade para receber 515 pessoas – o estacionamento tem 40 vagas. Mais informações pelos telefones (16) 3625-6841.
No mesmo dia da apresentação (9), das oito às onze horas e das 13 às 16 horas, o Grupo EmCantar ministrará duas oficinas para formação de educadores na Secretaria Municipal de Cultura (praça Alto de São Bento s/nº). “A nossa missão é semear o encantamento e multiplicar o repertório pedagógico e cultural”, declara Ana Lopez. Os workshops terão três horas de duração e 30 vagas abertas para cada horário.
“A nova estória da Dona Baratinha” foi viabilizada por meio do Programa da Ação Cultural (ProAC) da Secretaria Estadual de Cultura. O patrocínio é do Instituto Algar e o apoio institucional do Sicoob Aracoop. A produção é da Vagalume Produções. As oficinas têm parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto. A turnê inédita de 2018, que já passou pela cidade de Franca, vai fazer mais oito paradas pelo interior de São Paulo. O Grupo se apresenta em Indaiatuba no dia 22 de agosto.
Sobre o espetáculo
Com atuação das atrizes Viviane Rodrigues e Ana Lopez, que também dirige a peça, o espetáculo conta com os arranjos do músico Carlos Júnior, unindo o teatro, a literatura e a música. Em “A nova estória da Dona Baratinha”, a narrativa tradicional ganha uma nova roupagem, que satiriza esse padrão de sonho feminino.
Nela, a Barata passa a duelar com o Narrador – que insiste em contar a tradicional estória. Sem medo da tradição, das imposições sociais e da figura masculina, ela desabafa quais são suas verdadeiras vontades, de barata-mulher independente. A excêntrica figura da nova Dona Baratinha pretende viajar o mundo para realizar o sonho de ser uma grande cantora. Fala em tom afrancesado, quer ir para Paris.
Ela não se importa com os pretendentes que aparecem, pois esse não é seu único foco. Uma tragédia como a morte do Senhor Ratão não a impede de ser feliz. Durante a peça, o Senhor Narrador também é um personagem. Ele ainda não sabe que a barata modificou suas ideologias e tenta contar a história como se ela tivesse os mesmos desejos de constituir uma família e um lar. O resultado é uma “briga” hilária entre os dois, que precisa do público para ajudar a solucionar essa estória.