Tribuna Ribeirão
Mundo

Cirurgia do papa durou três horas

GUGLIELMO MANGIAPANE/REUTERS

A cirurgia no intestino a que foi submetido o papa Francisco nesta quarta-feira, 7 de junho, foi concluída sem complicações, conforme o Va­ticano. O pontífice, hoje com 86 anos, teve de receber anes­tesia geral durante a operação, que durou três horas, realizada no Hospital Policlínico Uni­versitário Agostino Gemelli, o maior da capital italiana.

“Desenvolveu-se sem com­plicações e durou três horas”, afirmou a Santa Sé nesta quar­ta. De acordo com Sergio Al­fieri, médico do Gemelli res­ponsável pelo procedimento, ele está “bem, consciente” e “até fez piada”. Segundo espe­cialistas, a operação se esten­deu bem mais do que o habi­tual – costuma durar entre 60 e 90 minutos.

O fato de passar mais tem­po anestesiado e com respira­dor poderia levar a uma rea­bilitação mais longa. Somado a isso, o pontífice perdeu um pulmão na juventude.” A pa­tologia pela qual foi operado é benigna, deverá fazer um pós­-operatório, mas uma vez que tenha alta, não haverá preocu­pação”, disse Alfieri, o mesmo cirurgião que operou o intesti­no do papa em 2021.

Naquela época, foram ex­tirpados 33 centímetros do in­testino do pontífice. Segundo o médico, o papa não tem ou­tras enfermidades. O pontífice argentino deverá permanecer internado por alguns dias. A Prefeitura da Casa Pontifícia, que administra sua agenda, cancelou todas as atividades do papa até o próximo dia 18.

Segundo informações da equipe médica do papa, o motivo da operação cirúrgica foi uma laparocele, um tipo de hérnia que se forma sobre uma cicatriz e que estava cau­sando obstrução parcial do in­testino do pontífice, que tem se queixado de dor intensa no local ao longo dos últimos dias. O papa argentino – que nasceu Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires – é o 266º da Igreja Católica.

Postagens relacionadas

Trump diz que há crise humanitária na fronteira e pede US$ 5,7 bilhões para muro

Redação 1

Zuckerberg rebate críticas de Tim Cook sobre uso de dados privados de usuários

Redação 1

Ao menos 50 morrem em ataque suicida no Afeganistão

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com