Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Democrático Brasileiro (PDT), cancelou a visita que faria a Ribeirão Preto, nesta quarta feira, 8 de dezembro, porque o voo que partiria de São Paulo atrasou. Ele confirmou que estará na cidade no dia 16.
Ciro Gomes e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, além de outros membros do partido, foram informados sobre o atraso de pelo menos duas horas quando já estavam no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista.
Não haveria tempo hábil para ele participar da cerimônia de filiação de Suely Vilela ao partido. O evento estava marcado para as 19 horas, no plenário Jornalista Orlando Vitaliano, no Palácio Antônio Machado Sant’Anna, sede da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto.
Do aeroporto, Ciro Gomes enviou mensagem de voz aos pedetistas de Ribeirão Preto em que pede desculpas e ainda confirma a visita na próxima semana, quando Carlos Lupi receberá o título de cidadão ribeirão-pretano concedido pelo vereador Lincoln Fernandes.
Suely Vilela tem 67 anos e disputou a prefeitura de Ribeirão Preto no ano passado. Chegou ao segundo turno – 52.266 votos no primeiro (20,72% dos válidos) e 90.065 na rodada final (36,84%) –, ficando atrás de Duarte Nogueira (PSDB) – 298.508 (67,56%) e 154.428 (63,16%), respectivamente.
O PDT considera o nome de Suely Vilela o mais forte para as próximas eleições, sendo opção para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ou para a Câmara Federal. Ela é professora titular da Universidade de São Paulo (USP) – foi primeira mulher a ocupar a Reitoria da USP, de 2005 a 2009.
Tem doutorado em ciências biológicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) e atuou em pesquisas nacionais e internacionais nas áreas de bioquímica e farmácia. Ela deve fazer dobradinha com Lincoln Fernandes em 2022. O vereador está cotado para sair a deputado. Suely sairá a federal.