Você já pensou o que faria se fosse parar no portal entre a vida e a morte? O circo, com sua pluralidade de estilos, faz um elogio à vida e à diversidade religiosa de forma poética e cômica no espetáculo “Circo Misterium”, do Barracão Teatro, importante centro de investigação das Artes da Cena localizado em Campinas.
As apresentações serão nos dias 5, 6 e 7 de novembro, às 20 horas, com transmissão gratuita pelo canal do YouTube da Casanova Produções Culturais de Ribeirão Preto. O espetáculo é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) e pela campanha de financiamento coletivo Credo Quia.
O palhaço Zabobrim, interpretado por Esio Magalhães, ao se engasgar com uma bola de pingue-pongue acaba chegando ao portal entre a vida e a morte. Nessa tênue linha, se vê diante de suas certezas e dúvidas sobre a própria existência, num possível dia do próprio juízo final.
Imaginando estar na porta do céu e sabendo-se um pecador inveterado, começa a rezar desesperadamente para se salvar. Porém, ao contrário do que esperava, surgem vários seres imortais representando princípios de diversas religiões, crenças e filosofias, que serão apresentados por artistas circenses e suas múltiplas especialidades como lira, bambolê, faixa aérea, Buugeng, força capilar e acrobacia mão a mão.
Além dos imortais, Zabobrim encontra Scientia, um cientista que vem estudando o portal para descobrir o que é a morte, e assim entender o significado e o sentido da vida. Juntos, compartilham sensações para a tão enigmática resposta, sempre com respeito à ciência e às religiões que tentam dar sentido à existência humana.
Além de Esio Magalhães, estão no elenco Alessandro Coelho, Bárbara Francesquine, Débora Ishikawa, Helder Vilela, Mai Yamachi, Sandra Silva e Vulcanica Pokaropa. As vozes em off (em ordem de entrada) são de Maria Helena Chira (Ser de Luz), Marina Mathey (Rahamim), Pascoal da Conceição (Irandiran), Carol Badra (Zamam), Patrícia Bastos (Anama Anga) e Clarissa Kiste (Rigpa).