Tribuna Ribeirão
Cultura

Cineclube Cauim realiza Mostra do Cine Festival de Filmes de Ciência 2024

Mostra será realizada no Memorial do Aquífero Guarani - Sala de cinema do Cineclube Cauim, Rua Olavo Bilac, 135, na Vila Seixas

O Cineclube Cauim, mantendo sua tradição de apoiar projetos dedicados às causas da sustentabilidade e do avanço sustentável da tecnologia e da Ciência, traz a Ribeirão Preto uma mostra com o melhor do “Science Film Festival Brasil” ou Festival de Filmes de Ciência, versão 2024. O festival está em sua sexta edição, é organizado pela MIDIATIVA em parceria com escolas, ONGs e entidades culturais e tem o apoio da SPCine. Pela primeira vez chega a Ribeirão Preto, em parceria com o Cauim, através do Projeto Ribeirão Preto vai ao Cinema – 2024 (Proac 40787). O Memorial do Aquífero Guarani – Sala de cinema do Cineclube Cauim fica na Rua Olavo Bilac, 135, Vila Seixas, Ribeirão Preto. A mostra acontece de 13 a 20 de dezembro de 2024.

A mostra é imperdível para professores, adolescentes e jovens alunos, pois mostra de uma forma agradável e bem didática temas muito diferentes entre si, que falam da evolução da tecnologia e da ciência no mundo. São curtas que vêm de países diferentes como Tailândia, Noruega, Chile e Brasil. Abordam temas interessantes como “abelhas sem ferrão”, “como superar o medo”, “lições sobre sustentabilidade” ou “transformação social”. Temas diferentes mas que fazem parte da nova realidade do nosso planeta.

A escolha dos filmes tem como escopo a Metodologia de Ensino STEAM. O significado dessa sigla, que nomeia uma metodologia cada vez mais adotada na área da Educação em diversos países em todo o mundo, é a abreviatura em inglês das palavras: Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes), Mathematics (Matemática). A conjunção no uso dessa metodologia com a prática da sustentabilidade é vista como essencial para que as novas gerações apliquem, no futuro, os novos conhecimentos, desenvolvimentos tecnológicos e descobertas científicas, sempre na direção da harmonia e do desenvolvimento equitativo e sustentável de todos.

 

Confira a programação e o serviço da Mostra:

A casa dos pequenos cientistas abelhas sem ferrão

País de origem: Tailândia

Dublado – 9 minutos

Sinopse: Conheça o fascinante mundo das abelhas sem ferrão que são um pouco diferentes das abelhas comuns, com tamanho e as cores diferentes, casas com formas únicas e, claro, não têm os ferrões afiados que outras abelhas possuem. As abelhas sem ferrão são inofensivas, acessíveis e adoráveis.

 

Eu não estou com medo

País de origem: Noruega

Dublado – 7 minutos

Sinopse: Brincando de esconde-esconde, Vanja sai para um pátio escuro repleto de sombras que se torcem e se esticam de maneiras estranhas, e ruídos desconhecidos e perturbadores. Ao enfrentar o medo, Vanja imagina que é um tigre forte e destemido, transformando a experiência numa grande aventura.

 

 

Raffi

País de origem: Chile

Dublado – 7 minutos

Sinopse: Quando a família de Ema decide fazer uma limpeza de primavera na fazenda, seus pais aproveitam a oportunidade para transmitir lições valiosas sobre sustentabilidade, como os três “Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar. Ema entende o poder e a importância de dar aos objetos uma segunda vida em um esforço para proteger nosso planeta.

 

Téo o menino azul

País de origem: Brasil

Em português – 10 minutos

Sinopse: Teo enfrenta as injustiças do mundo de frente, buscando maneiras de efetuar mudanças significativas. Ao longo de sua jornada transformadora, Teo chega à conclusão de que a verdadeira capacidade de transformação social não reside fora, mas dentro de si mesmo.

 

 

Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas

País de origem: Brasil

Em português – 22 minutos.

Sinopse: Uma criança com folhas em seu corpo foge para a mata onde encontra seres encantados de tradições indígenas e negras. Ela encontra com Òsányìn, o Orisà das folhas, que apresenta o poder das plantas.

 

O Show da Luna! – Acelera, Futuro

País de origem: Brasil

Em português – 11 minutos.

Sinopse: A curiosidade de Luna e Júpiter muda de marcha para as origens dos carros. Como era o primeiro carro? Era um gigante ou uma engenhoca diminuta? Ele poderia passar pelas ruas e poluía o ar? Eles então, partem em uma expedição imaginativa ao passado.

 

O Show da Luna! – O Ovo ou a Galinha?

País de origem: Brasil

Em português – 11 minutos.

Sinopse: Diante de uma manhã sem ovos, o desejo de Luna por uma omelete a leva ao enigma atemporal: O que veio primeiro, a galinha ou o ovo? Intrigada pelas origens deste alimento básico do café da manhã diário, Luna e seus dois companheiros mergulham em um reino pré-histórico da imaginação.

 

O Show da Luna! –  Plaquetas em ação

País de origem: Brasil

Em português – 11 minutos.

Sinopse: O joelho ralado de Kyiah desperta a curiosidade entre seus amigos Luna, Jupiter e Clyde. Kyiah não quer em enfaixar seu ferimento e a hesitação provoca uma jornada imaginativa nas notáveis habilidades de cura do corpo. Os amigos embarcam em uma aventura fantástica, explorando as maravilhas de como os ferimentos cicatrizam e o papel que os curativos desempenham na recuperação.

 

 

 

Serviço:

Mostra do Cine Festival de Filmes de Ciência 2024

Memorial do Aquífero Guarani – Sala de cinema do Cineclube Cauim

Rua Olavo Bilac, 135 – Vila Seixas – Ribeirão Preto-SP.

De 13 a 20 de dezembro de 2024.

14 horas.

Livre.

Entrada: Grátis.

Realização: Cineclube Cauim – Projeto Ribeirão Preto vai ao cinema 2024 (PROAC 40787).

Outras informações: 16 3441-4341 – www.cauim.org.

Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes: https://midiativa.tv/

 

 

 

Postagens relacionadas

O ano das lives

Redação 1

Restaurado, painel de Tarsila será exposta no Centro Cultural São Paulo

Redação 1

Record acelera os trabalhos de nova produção bíblica

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com