A “Mostra Literária: escrita, cinema e gastronomia”, promovida pelo Ministério da Cultura, Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira e Biblioteca Sinhá Junqueira, realiza um novo encontro neste sábado, 21 de setembro, com o cineasta Marcos Jorge, diretor dos filmes “Estômago” e “Estômago 2”.
O evento ocorre na Biblioteca Sinhá Junqueira, na rua Duque de Caxias nº 547, no Centro de Ribeirão Preto. A participação é gratuita, com vagas limitadas, e a retirada de senhas deverá ser feita uma hora antes do evento. O encontro conta com o apoio cultural da Zencrane Filmes.
A programação começa às 14 horas com a exibição do filme “Estômago”. Logo após, às 16 horas, haverá uma roda de conversa com o cineasta, mediada pelo produtor audiovisual Alex Vissoto. “Estômago” é um drama brasileiro de 2007 que narra a história de Raimundo Nonato.
Ao chegar em São Paulo, o nordestino usa suas habilidades culinárias para ascender socialmente, envolvendo-se em uma trama de poder e corrupção. Aclamado pela crítica, o filme aborda temas como ascensão social e a influência da comida na vida das pessoas, destacando-se por sua narrativa inovadora e atuações premiadas.
A obra foi distribuída em mais de 20 países e conquistou 39 prêmios, sendo 16 internacionais. Em “Estômago 2”, Raimundo Nonato conquista o paladar dos criminosos da cadeia em que cumpre pena. Ele cozinha regularmente para o líder dos presidiários, um mafioso, e para os carcereiros, que apreciam uma boa gastronomia.
“Estômago” é o primeiro longa-metragem de Marcos Jorge, que é diretor e roteirista. Além de dirigir outros longas-metragens e documentários, foi curador de importantes centros culturais. Entre seus trabalhos mais recentes estão a série “O Caso Celso Daniel”, o filme “Abestalhados 2” e o lançamento em cartaz, “Estômago 2”.
Alex Vissoto é produtor e professor de audiovisual, mestre em Mídia e Tecnologia pela Unesp/Bauru, especialista em docência do ensino superior e em Comunicação – Linguagens Midiáticas. É diretor da produtora Nave Mãe Filmes e possui vasta experiência no setor audiovisual.