Tribuna Ribeirão
Cultura

Cine Fórum retorna depois de oito anos

DIVULGAÇÃO

Ainda era 2014 quando o antigo local que abrigava os Estúdios Kaiser, em Ribeirão Preto, recebia as últimas exi­bições de filmes e críticas do antigo Cine Clube, idealizado pelos Gêmeos do Cinema, Marcos e André de Castro. O projeto foi um sucesso e atraiu vários públicos para debates e discussões sobre filmes.

Vários anos depois e mui­tas solicitações para que o en­contro voltasse a acontecer, os irmãos resolveram resga­tar a ideia e retornam com o Cine Fórum, em nova versão e local. A primeira edição acontece neste sábado, 5 de fevereiro, às 18 horas, na sede da realizadora do projeto, a Fundação do Livro e Leitu­ra de Ribeirão Preto, na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, Jardim América, Zona Sul.

Segundo um dos gême­os, Marcos de Castro, que é diretor, produtor e crítico de cinema, a nova sede do Cine Fórum inspirou a temática dos próximos três encontros: todos os filmes que serão exibidos são inspirados em livros. O primeiro deles, será o longa “A Procura do Mr. Goodbar”, filme de 1977 que recebe da obra literária “De Bar Em Bar” suas referências.

“É um filme difícil de en­contrar, que já foi exibido em sessões antigas. Então, quere­mos atingir um público que já assistiu – mas quer ver no­vamente, e um outro que verá pela primeira vez”, comenta. Em 26 de fevereiro, às 18 ho­ras, acontece o segundo en­contro do Cine Fórum, com o filme “O Beco das Ilusões Perdidas”, de 1947.

O longa é baseado no li­vro com o mesmo nome, de William Lindsay Greshan (1909-1962). A reexibição da obra do século passado faz total sentido, quando o estre­lado diretor Guillermo Del Toro, lança um remake do longa em janeiro – estrelado, ainda, nesta nova versão, por Bradley Cooper.

“Quando exibimos esse filme no Cine Fórum, lá atrás, a plateia aplaudiu de pé. Então, será uma ótima oportunidade de resgatar esse clássico e comparar as duas versões, a antiga com a nova”, conta o ator, produtor e crítico de cinema André de Castro.

Por fim, a última exibi­ção do Cine Fórum será no dia 19 de março, às 18 ho­ras, com o clássico da ficção científica “Blade Runner – O Caçador de Andróides”, de 1982, baseado no livro “An­droides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick (1928-1982). “Agora que vem uma nova edição do livro, as pessoas merecem revisitar esse clássico do cinema e das obras literárias”, relata o gê­meo André de Castro.

Crítica de cinema é algo plural e diversificado, em que cada pessoa pode ter uma opinião sobre determinado filme. É com essa ideia que o projeto Cine Fórum retorna para o público de Ribeirão Preto e região, oferecendo a oportunidade de assistir aos clássicos do cinema, com di­reito a um debate e várias dis­cussões.

“Todo filme é um grande entretenimento. Mas, certas obras quando acabam, é im­possível ficar sem expor a vi­são de cada um sobre o filme. É isso que queremos propor­cionar: transformar desde a advogada até a dona de casa, em críticos de cinema. Que­remos ouvir opiniões e sen­sações que o filme transmite”, alerta Marcos de Castro.

A entrada é gratuita e aberta à população. Não há necessidade de inscrição e/ou reservas. Para participar é ne­cessário apresentação da car­teira de vacinação completa ou resultado negativo do tes­te para covid-19, datado até 48 horas antes do evento. É obrigatório o uso de másca­ras durante todo o tempo de permanência na sede da Fun­dação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Quem é Chico Moedas, namorado de Luísa Sonza homenageado por ela em novo álbum

William Teodoro

RP recebe peça de Augusto Cury

Redação 1

TV Cultura traz de volta ‘A Feiticeira’, clássica série dos anos 1960

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com