Ainda era 2014 quando o antigo local que abrigava os Estúdios Kaiser, em Ribeirão Preto, recebia as últimas exibições de filmes e críticas do antigo Cine Clube, idealizado pelos Gêmeos do Cinema, Marcos e André de Castro. O projeto foi um sucesso e atraiu vários públicos para debates e discussões sobre filmes.
Vários anos depois e muitas solicitações para que o encontro voltasse a acontecer, os irmãos resolveram resgatar a ideia e retornam com o Cine Fórum, em nova versão e local. A primeira edição acontece neste sábado, 5 de fevereiro, às 18 horas, na sede da realizadora do projeto, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, Jardim América, Zona Sul.
Segundo um dos gêmeos, Marcos de Castro, que é diretor, produtor e crítico de cinema, a nova sede do Cine Fórum inspirou a temática dos próximos três encontros: todos os filmes que serão exibidos são inspirados em livros. O primeiro deles, será o longa “A Procura do Mr. Goodbar”, filme de 1977 que recebe da obra literária “De Bar Em Bar” suas referências.
“É um filme difícil de encontrar, que já foi exibido em sessões antigas. Então, queremos atingir um público que já assistiu – mas quer ver novamente, e um outro que verá pela primeira vez”, comenta. Em 26 de fevereiro, às 18 horas, acontece o segundo encontro do Cine Fórum, com o filme “O Beco das Ilusões Perdidas”, de 1947.
O longa é baseado no livro com o mesmo nome, de William Lindsay Greshan (1909-1962). A reexibição da obra do século passado faz total sentido, quando o estrelado diretor Guillermo Del Toro, lança um remake do longa em janeiro – estrelado, ainda, nesta nova versão, por Bradley Cooper.
“Quando exibimos esse filme no Cine Fórum, lá atrás, a plateia aplaudiu de pé. Então, será uma ótima oportunidade de resgatar esse clássico e comparar as duas versões, a antiga com a nova”, conta o ator, produtor e crítico de cinema André de Castro.
Por fim, a última exibição do Cine Fórum será no dia 19 de março, às 18 horas, com o clássico da ficção científica “Blade Runner – O Caçador de Andróides”, de 1982, baseado no livro “Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick (1928-1982). “Agora que vem uma nova edição do livro, as pessoas merecem revisitar esse clássico do cinema e das obras literárias”, relata o gêmeo André de Castro.
Crítica de cinema é algo plural e diversificado, em que cada pessoa pode ter uma opinião sobre determinado filme. É com essa ideia que o projeto Cine Fórum retorna para o público de Ribeirão Preto e região, oferecendo a oportunidade de assistir aos clássicos do cinema, com direito a um debate e várias discussões.
“Todo filme é um grande entretenimento. Mas, certas obras quando acabam, é impossível ficar sem expor a visão de cada um sobre o filme. É isso que queremos proporcionar: transformar desde a advogada até a dona de casa, em críticos de cinema. Queremos ouvir opiniões e sensações que o filme transmite”, alerta Marcos de Castro.
A entrada é gratuita e aberta à população. Não há necessidade de inscrição e/ou reservas. Para participar é necessário apresentação da carteira de vacinação completa ou resultado negativo do teste para covid-19, datado até 48 horas antes do evento. É obrigatório o uso de máscaras durante todo o tempo de permanência na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.