Tribuna Ribeirão
Cultura

Cine Fórum exibe filme de Pollack

FOTO: DIVULGAÇÃO

O primeiro encontro do Cine Fórum, com curado­ria dos Gêmeos do Cinema, Marcos e André de Castro, trouxe o filme “A Procura do Mr. Goodbar”, de 1977. O próximo encontro, com nova data, será realizado na sede da Fundação do Livro e Lei­tura de Ribeirão Preto nes­te sábado, 5 de março, às 18 horas, com o filme “Eles ati­ram em cavalos, não atiram?” (1969), do diretor Sydney Pollack (1934-2008).

O elenco traz Jane Fonda e Michael Sarrazin (1940- 2011). A fundação fica na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, Jardim América, Zona Sul. Este grande clássico da história do cinema é um dos filmes mais representativos entre os lançados na época – na virada dos anos 1960 para os 70. Durante a Grande De­pressão, nos anos 1930 nos Estados Unidos, a maioria da população procurava por uma vida digna, sofrendo com o desemprego.

Foi nessa época que, entre outras oportunidades, apare­ceram os concursos de dança, que testavam ao extremo a resistência dos competidores em troca de comida, roupas e alguns trocados. O filme é uma severa crítica aos reality shows. O último encontro do Cine Fórum será no dia 19 de março, às 18 horas, com o filme “O beco das ilusões per­didas”, de 1947.

O longa-metragem é ba­seado no livro com o mesmo nome, de William Lindsay Greshan (1909-1962). A re­exibição da obra do século passado faz total sentido, quando o estrelado diretor Guillermo Del Toro, lançou um remake do longa em ja­neiro – estrelado, ainda, nes­ta nova versão, por Bradley Cooper.

“Quando exibimos esse filme no Cine Fórum, lá atrás, a plateia aplaudiu de pé. Então, será uma ótima oportunidade de resgatar esse clássico e comparar as duas versões, a antiga com a nova”, conta o ator, produtor e crítico de cinema André de Castro.

“Todo filme é um grande entretenimento. Mas, certas obras quando acabam, é im­possível ficar sem expor a vi­são de cada um sobre o filme. É isso que queremos propor­cionar: transformar desde a advogada até a dona de casa, em críticos de cinema. Que­remos ouvir opiniões e sen­sações que o filme transmite”, alerta Marcos de Castro, um dos curadores da atividade.

A entrada é gratuita e aberta à população. Não há necessidade de inscrição e/ou reservas. Para participar é ne­cessário apresentação da car­teira de vacinação completa ou resultado negativo do tes­te para covid-19, datado até 48 horas antes do evento.

É obrigatório o uso de máscaras durante todo o tempo de permanência na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Ainda era 2014 quando o antigo local que abrigava os Estúdios Kaiser, em Ribeirão Preto, recebia as últimas exi­bições de filmes e críticas do antigo Cine Clube, idealizado pelos Gêmeos do Cinema, Marcos e André de Castro.

O projeto foi um sucesso e atraiu vários públicos para debates e discussões sobre filmes. Vários anos depois e muitas solicitações para que o encontro voltasse a acon­tecer, os irmãos resolveram resgatar a ideia e retornam com o Cine Fórum, em nova versão e local.

“O beco das ilusões perdidas” (1947)
A versão de 1947 é es­trelada por Tyrone Power. Stanton Carlisle e a psicólo­ga Lilith aplicam golpes nos milionários da cidade, com o argumento de que podem ler mentes. Quando a fraude é descoberta, após uma traição da psicóloga, Stanton é perse­guido pela polícia e acaba por se tornar um alcoólatra sem rumo e perspectivas.

Postagens relacionadas

Morre aos 76 anos Renato Barros, da banda Renato e seus Blue Caps

Redação 1

Acrobacias sobre o gelo no Pedro II

Redação 1

RP recebe a atriz e autora Cris Miguel

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com