Tribuna Ribeirão
Geral

Cinco dicas para economizar durante a pandemia

Atualmente, 45% dos bra­sileiros não fazem controle do orçamento familiar e me­tade deles aprenderam sozi­nhos sobre como administrar as finanças, segundo pesqui­sa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojis­tas (CNDL).

O estudo mostra ainda que oito em cada dez inadim­plentes sofrem com impacto emocional negativo por conta das finanças. A ansiedade foi o sentimento negativo mais citado no levantamento, atin­gindo 63% dos entrevistados, enquanto 43% apresentaram alterações no sono.

E esses números podem ser ainda maiores em meio à crise do coronavírus. Garan­tir e organizar o orçamento familiar tem sido uma das grandes preocupações das fa­mílias brasileiras durante esse período de isolamento. Em­presas e indústrias (grandes e pequenas) e trabalhadores (autônomos ou assalariados), todos de alguma forma já estão sentindo o impacto da covid-19 também no bolso.

Mas, como o momento é de cautela, seguir as orienta­ções da Organização Mun­dial de Saúde (OMS) tem sido importante no comba­te ao vírus. Portanto, existe como seguir as recomen­dações e ao mesmo tempo economizar. Por isso, elen­camos cinco dicas impor­tantes que podem ajudar a organizar a vida financeira durante esse período:

Anote seus gastos e faça planilhas para planejar sua vida financeira
É muito importante ano­tar todo o valor que entra e todo o valor que gastar por um serviço ou produto, dia­riamente. Neste momento de crise é preciso separar os gas­tos que são supérfluos daque­les que são essenciais. Este processo irá simplificar na hora de cortar o que é desne­cessário, e isso pode ser feito em planilhas de papel ou por aplicativos. Anote então as despesas que não podem ser cortadas: aluguel, condomí­nio, mensalidades de serviços contratados, como colégio, por exemplo, financiamento do carro etc. Já as despesas que podem ser cortadas na crise: gastos relacionados ao estilo de vida, como lazer, restaurantes e compras.

Renegocie dívidas e contratos
Esse é um momento mui­to complicado e é possível tentar renegociar dívidas ou rever contratos, como de aluguel ou financiamento da casa para reduzir o impacto no orçamento familiar neste primeiro momento. Se esti­ver sem dinheiro ou atrasado com pagamentos deste tipo, a sugestão é procurar a imobi­liária ou o banco para buscar uma solução conjunta. Isso também serve para contas de luz, telefone e água e mensa­lidade escolar. Em situação de desemprego é importante lembrar de pagar primeira­mente as contas que incidem juros elevados, como cheque especial e cartão de crédito.

Corte gastos desnecessários
Esse é o momento de fa­zer escolhas, portanto, evite compras por impulso que podem piorar ainda mais a situação. Essa é a hora de avaliar se existem coisas que você poderia abrir mão neste momento mais delicado. Por exemplo: reduzir compras por impulso na internet; re­negociar contratos de telefo­ne e TV; plataformas de stre­aming; entre outros.

Cozinhe em casa
Como está todo mun­do em quarentena, dentro de suas casas, essa opção é uma das melhores para re­duzir gastos com alimenta­ção. Aproveite o momento para cozinhar mais em casa. Ou tente escolher restauran­tes que realizam promoções. Faça uma organização do que vai cozinhar na semana e procure nos supermercados itens com preços melhores, fazendo substituições inte­ligentes. Cozinhar em casa neste período pode reduzir em até 20% o valor gasto com alimentação.

Venda e troca
Se neste período a grana estiver curta e você tem itens parados em casa que pode­riam ser trocados ou vendi­dos, aproveite o momento. Você pode vender peças que não usa mais, como roupas, sapatos, eletrônicos etc.

Postagens relacionadas

ANEXO DA CÂMARA – ‘Puxadinho’ pode custar mais R$ 5,2 mi

Redação 1

Movimentos pró e contra Lula fazem manifestações

Redação 1

PUBLICIDADE: Vem aí o Livro das Empresas e Entidades Centenárias!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com