Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

Cinco adolescentes são apreendidos após pegar rabeira em ônibus

Grupo também teria quebrado lanterna traseira do veículo, um dos novos coletivos entregues pela Prefeitura à população

Cinco menores foram apreendidos na noite de quarta-feira (24) em prática persistente, apesar de Lei (Foto: Alfredo Risk/Arquivo)

Por: Adalberto Luque

Um grupo com cinco adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos, foi apreendido na noite desta quarta-feira (24). Os garotos teriam pegado “rabeira” em um ônibus do transporte coletivo. Além disso, teriam arrancado a lanterna esquerda e danificado a direita do coletivo.

O ônibus, que faz parte da nova frota entregue em 2023, seguia pela Avenida Independência quando o vandalismo foi notado pelo motorista. O grupo teria ido embora, mas o homem acionou a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e deu as características dos menores.

Os agentes da GCM realizaram buscas e conseguiram localizar o grupo. Os adolescentes foram apreendidos e encaminhados para a Central de Polícia Judiciária (CPJ). Eles foram ouvidos e indiciados por Ato Infracional. Foram liberados com a presença dos pais e responsáveis após assinarem um termo de compromisso. O coletivo danificado seria periciado.

Projeto contra a “rabeira”

Apesar de ainda ser prática frequente, Ribeirão Preto conta com um projeto de Lei que proíbe “rabeira”. A Câmara Municipal aprovou o projeto, de autoria do vereador Paulo Modas, no dia 28 de novembro de 2023. Desta forma, fica proibida a condução de bicicleta, patinete, skate ou similares, estando seu condutor agarrado ou ligado a outro veículo automotor ou elétrico, utilizando a tração destes nas vias abertas à circulação.

Os infratores estão sujeitos a multa de 10 Ufeps, que em 2024 passou a ser de R$ 353,60 (cada Ufesp sai a R$ 35,36). As bicicletas ou acessórios utilizados podem ser recolhidos. A fiscalização está a cargo dos agentes da RP Mobi e da GCM.

O prefeito Antônio Duarte Nogueira, todavia, vetou integralmente o projeto, mas o veto não foi votado pelos vereadores por conta do recesso parlamentar. Segundo informações, assim que as sessões voltarem a ocorrer, em 01 de fevereiro. o vereador Paulo Modas deve pedir a derrubada do veto. Por enquanto os infratores ainda não são sujeitos às penalidades previstas no projeto.

Postagens relacionadas

Morador acha parte de osso de dinossauro durante obra em São José do Rio Preto

Redação 1

Jéssica Ladeira estará na Meia Internacional de Ribeirão

William Teodoro

Maluf já está na cadeia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com