O turismo é uma das principais atividades econômicas no Brasil. Prova disso são os números divulgados na sexta-feira (20) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O setor gerou 24.902 empregos formais nos 12 meses encerrados em outubro deste ano, com aumento de 330% em relação aos 12 meses imediatamente anteriores, encerrados em outubro de 2018.
Ainda de acordo com a CNC, o Turismo faturou R$ 20,3 bilhões, alcançando a segunda alta consecutiva no semestre. O resultado é 8,4% superior ao registrado em setembro e 8,1% maior do que o aferido em outubro de 2018.
Diante desse cenário, muitas cidades estão investindo e apostando no setor. Na região, são vários os exemplos. O monumento de Jesus Cristo, em Sertãozinho, é um. A estátua fica mais alta do que a do Corcovado, no Rio de Janeiro. Em Sertãozinho, o Cristo fica a 57 metros de altura (um pedestal de 39 metros mais a escultura do Cristo, de 18 metros). No Rio, o Cristo, uma das sete maravilhas do mundo moderno, mede no total 38 metros (oito de pedestal).
Altinópolis
Altinópolis é uma cidade referência no turismo regional.
Além das riquezas naturais, com rios, cachoeiras, grutas e imensa área verde, os turistas podem visitar obras do artista plástico Bassano Vaccarini, que estão espalhadas por toda a cidade.
Pórtico
No acesso do quilômetro 25 da Rodovia Altino Arantes (SP-153) está localizado o Pórtico de Entrada da cidade, uma estrutura de aço e concreto aparente, medindo 25m de largura por 11m de altura. A estrutura é composta por elementos que caracterizam a cidade.
Uma das colunas do pórtico representa o turismo com as diversas cachoeiras encontradas no município. É uma coluna que tem a base medindo 2,5m x 0,70m e no seu topo afunila medindo 1,5m x 0,70m com uma altura total de 10m. A gruta do Itambé também foi representada, com dois arcos que seguem o perfil de entrada da gruta, criando um ligamento entre as colunas.
Em homenagem ao artista plástico Bassano Vaccarini, a segunda coluna foi projetada seguindo o conceito de ser uma escultura em concreto aparente, representando as diversas obras do artista italiano espalhadas pela cidade.
Cafezais
Um dos pontos fortes da economia de Altinópolis vem da produção de café. Para representar esse elemento foram inseridas as “curvas de nível” dos cafezais na coluna da cachoeira.
Ao centro da obra pode ser visto em uma enorme viga metálica, o letreiro de “Bem vindo a Altinópolis” e “Volte logo”.
Segundo os idealizadores do projeto, o pórtico foi “elaborado para dar representatividade aos pontos fortes de Altinópolis, valorizando o turismo local, artista e trabalhadores que enobreceram a cidade. Esperamos que esse pórtico seja a identidade de Altinópolis para aqueles que vêm nos visitar e passam por ele, demonstrando toda nossa receptividade e amor pela cidade”.
Mirante – Vista privilegiada
Altinópolis chama atenção por sua altitude elevada. É uma cidade com muitas vistas privilegiadas. O Mirante ampliou essa condição.
A estrutura de quase 33 toneladas de aço suporta cerca de 15 pessoas. O Mirante possui 17 metros de altura total, sendo 13 metros do último piso. Além de belas paisagens e deslumbrantes pôr do sol, o turista pode desfrutar da vista de outras cidades da região como Batatais, Brodowski, Ribeirão Preto, Serrana, Cravinhos, Patrocínio Paulista, Cajuru, São Tomas do Aquino e outras.
A obra foi projetada para ser acessível a toda a população, inclusive cadeirantes, idosos e gestantes que tem acesso exclusivo pelo elevador que suporta cerca de 8 pessoas, com peso total de até 600kg.
Aos pés do Mirante, pensando na qualidade de espaço aos visitantes, foi revitalizada a área verde e implantados sanitários com acessibilidade. Um bistrô, que tem atraído bastante público, foi aberto oferecendo diversos serviços à população.