Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Cidades da Região Metropolitana retomam aulas presenciais

FOTO: ALFREDO RISK

Levantamento feito pelo Tribuna junto às prefeituras­das cidades da Região Me­tropolitana de Ribeirão Preto revelou que na maioria delas as aulas recomeçam nesta segunda-feira, 7 de feverei­ro, com aulas presenciais. Nossa reportagem entrou em contato com as 34 cidades, mas até o fechamento desta reportagem 20 haviam envia­do os dados solicitados. As informações incluem o total de escolas municipais, o total de alunos da rede e a data do início do ano letivo de 2022.

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto é compos­ta por Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Caju­ru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guari­ba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Mor­ro Agudo, Nuporanga, Or­lândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Pas­sa Quatro, Santa Rosa de Vi­terbo, Santo Antônio da Ale­gria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiuva, Tambaú e Taquaral.

No total, nos vinte muni­cípios que enviaram os da­dos, existem 439 escolas mu­nicipais e 126.278 estudantes matriculados. Os números compreendem as modalida­des de educação em creches, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em Ribeirão Preto as aulas começaram na quinta-feira, 3 de fevereiro com todos os alunos nas salas de aula

Sede da Região Metropo­litana, Ribeirão Preto tem, se­gundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Es­tatística (IBGE), 720.116 ha­bitantes e 47.909 estudantes matriculados nas 133 escolas municipais.

No município as aulas começaram na quinta-feira, 3 de fevereiro com todos os alunos nas salas de aula.

A segunda maior cidade da região é Sertãozinho com 128.432 habitantes. Ocupa o segundo lugar no ranking de alunos na rede municipal, com 46 escolas e 10.290 estu­dantes matriculados. Naque­le município as aulas come­çam nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, de forma totalmen­te presencial.

Já a menor cidade é Santa Cruz da Esperança que tem 2.166 moradores, três escolas e 420 alunos na Rede. As aulas começaram em 2 de fevereiro.

Por causa da pandemia de covid-19, todos os municí­pios reiniciarão o ano letivo seguindo os protocolos sani­tários como uso de máscaras e álcool em gel, além do dis­tanciamento. “Nós tomamos todas as precauções necessá­rias, médicos infectologistas vistoriaram todas as nossas mais de mil salas de aula, identificaram todos os pon­tos necessários para os cuida­dos sanitários. Os professores e os diretores estão orientan­do os alunos para as regras de boa conduta para poder evi­tar aumentar o contágio e nós estamos felizes com o retorno desses quase 48 mil alunos”, afirmou o prefeito de Ribeirão, Duarte Nogueira (PSDB).

Aulas recomeçam em todo o país
Mesmo com o aumento dos casos de covid-19 causado pela disseminação da variante Ômicron, a maioria dos esta­dos brasileiros iniciou, ou vai começar, o ano letivo com aulas presenciais. É o que mostra levantamento realizado pela Agência Brasil.

Nos estados em que o calendário está mantido com atividades nas escolas, são adotados protocolos como uso obrigató­rio de máscara, disponibilização de álcool em gel, medição da temperatura dos estudantes e trabalhadores e distancia­mento mínimo entre carteiras.

Contudo, alguns estados resolveram adiar o início das aulas em razão do crescimento dos casos de covid-19 e da situação epidemiológica local. Foi a deci­são tomada pelos governos do Amazonas e do Rio Grande do Norte.

A vacinação dos alunos é trabalhada na maioria da vezes como recomendação. Alguns estados, como São Paulo, Ceará, Amapá e Paraíba, vão exigir comprova­ção de conclusão do ciclo vacinal para a frequência às aulas.

Os critérios para exigência de compro­vante de vacinação contra covid-19 variam, o que inclui distintas faixas etárias, prazos (imediatos ou com tempo para regularização) e diferentes tipos de consequências (algumas são recomen­dações, enquanto outras não impedem a participação nas aulas).

Postagens relacionadas

Meio Ambiente divulga chamada pública para eleição do COMBEA

Redação

Pandemia diminui viagens para festas de fim de ano

Redação 1

Merenda escolar de Altinópolis é destaque no livro do Ministério da Educação

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com