Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Cidade dos feriados

JF PIMENTA/ARQUIVO

Em meio a uma pandemia e com a chegada de vacinas, o ano de 2021 terá três feria­dos prolongados nacionais, sem considerar os estaduais e municipais e festejos como carnaval e Corpus Christi, que são pontos facultativos – e não feriados – em diversas cidades. Feriados prolongados são os que caem às segundas ou sex­tas-feiras, podendo ser emen­dados com os fins de semana.

O primeiro feriado nacio­nal prolongado já aconteceu em 1º de janeiro, Dia da Con­fraternização Universal e ce­lebração do ano novo. Já em fevereiro haverá o Carnaval, que, na maioria das cidades é considerado apenas como ponto facultativo. Algumas cidades, porém, adotam o Car­naval como feriado. Em 2021, a tradicional celebração car­navalesca é dúvida em muitos locais do país.

Além do dia 1º de janeiro, também são considerados fe­riados nacionais, estabelecidos na lei federal nº 10.607/2002, os dias 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Fi­nados), 15 de novembro (Pro­clamação da República) e 25 de dezembro (Natal). Dois destes feriados vão cair em finais de se­mana em 2021.

Na Câmara dos Deputa­dos tramitam dois projetos de lei (PL) que, caso aprovados, podem trazer mudanças ao ca­lendário de feriados. Um deles, o projeto de lei 1.222/20, do de­putado Alexandre Frota (PSDB­-SP), quer transformar o Carna­val em feriado nacional.

O outro, o PL 5.129/20, do deputado Luiz Antonio Teixei­ra Jr. (PP-RJ), pretende decretar ponto facultativo no dia 3 de ju­lho (um sábado) e transformar em feriado nacional os dias 5 e 6 de julho de 2021. O objetivo, segundo o deputado, é estimular os setores ligados ao turismo -, setor que sofreu muito por conta da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus -, ajudando a gerar empregos.

O autor da proposta argu­menta que “todas as datas co­memorativas e eventos festivos de 2020 tiveram suas realiza­ções extremamente prejudica­das ou tiveram que ser cance­lados ou adiados, o que afetou sobremaneira o turismo e a economia nacional”.

22 dias de feriados pontos facultativos
A prefeitura de Ribeirão Pre­to publicou, na edição do Diário Oficial do Município (DOM) de 27 de outubro, a relação de feriados e pontos facultativos para 2021. No total, serão 22 dias de folga para os servido­res municipais – 13 feriados e nove pontos facultativos.

Neste ano, três feriados cai­rão no sábado: Dia Mundial do Trabalhador (Primeiro de maio), aniversário de Ribeirão Preto (19 de junho) e Natal (25 de dezembro). Já nove feriadões prolongados serão precedidos de ponto facultativo.

São eles o Dia da Confrater­nização Universal (1º de janei­ro), Carnaval (15 de fevereiro), Sexta-Feira Santa (2 de abril), Corpus Christi (3 de junho), Dia da Independência do Bra­sil (Sete de Setembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Proclamação da Re­pública (15 de novembro), Natal e Réveillon.

De acordo com o decreto municipal, o expediente das re­partições públicas municipais em 17 de fevereiro de 2021, Quarta-Feira de Cinzas, será das 12 às 18 horas, sendo que os ser­vidores que cumprem a jornada de quatro horas diárias encerra­rão suas atividades às 16 horas.

O decreto também transfe­re para o dia 1º de novembro de 2021, segunda-feira, as co­memorações do Dia do Ser­vidor Público, originalmente celebrado em 28 de outubro. No ano passado, por exemplo, a data foi comemorada em 30 de outubro, sexta-feira.

Prejuízo
O varejo no Brasil deixará de faturar R$ 15,8 bilhões com os doze feriados nacionais do ca­lendário oficial de 2021, aponta um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O montante, segundo a entidade, representa 0,8% do total que o setor vende ao longo de um ano.

A federação ainda prevê mais perdas financeiras para este ano, em parte influenciadas pela pandemia do novo coronavírus. Antes da covid-19 chegar ao Brasil, a estimativa atual era de crescimento de 7,1% em relação ao ano passado.

Os novos hábitos e deter­minações decorrentes da luta contra o vírus, como o trabalho remoto, no entanto, reduzem a performance do comércio nos momentos de lazer ou de ida e regresso do trabalho, que esti­mulava o varejo com as chama­das “compras por impulso”.

Feriados e pontos facultativos de 2021

– Nacionais

1º de janeiro: feriado
Sexta-feira, Confraternização Universal
16 de fevereiro: ponto facultativo
Terça-feira, Carnaval
17 de fevereiro: ponto facultativo
Quarta-Feira de Cinzas
2 de abril: feriado
Sexta-Feira Santa
4 de abril: feriado
Páscoa
21 de abril: feriado
Quarta-feira, Tiradentes
1º de maio: feriado
Sábado, Dia do Trabalhador
3 de junho: ponto facultativo
Quinta-feira, Corpus Christi
7 de setembro: feriado
Terça-feira, Independência
12 de outubro: feriado
Terça-feira, Nossa Senhora da Aparecida
2 de novembro: feriado
Terça-feira, Dia de Finados
15 de novembro: feriado
Segunda-feira, Proclamação da República
20 de novembro: feriado
Sábado, Dia da Consciência Negra
25 de dezembro: feriado
Sábado, Natal

– Em Ribeirão Preto

1º de janeiro: feriado
Sexta-feira, Confraternização Universal
20 de janeiro: feriado
Quarta-feira, Dia de São Sebas­tião
15 de fevereiro: ponto facultativo
Segunda-feira, Carnaval
16 de fevereiro: ponto facultativo
Terça-feira, Carnaval
17 de fevereiro: ponto facultativo
Quarta-Feira de Cinzas
2 de abril: feriado
Sexta-Feira Santa
21 de abril: feriado
Quarta-feira, Tiradentes
1º de maio: feriado
Sábado, Dia do Trabalhador
3 de junho: feriado
Quinta-feira, Corpus Christi
4 de junho: ponto facultativo
Sexta-feira
9 de julho: feriado
Sexta-feira, Revolução Constitu­cionalista
19 de junho: feriado
Sábado, aniversário de Ribeirão Preto
6 de setembro: ponto facultativo
Segunda-feira
7 de setembro: feriado
Terça-feira, Independência
11 de outubro: ponto facultativo
Segunda-feira
12 de outubro: feriado
Terça-feira, Nossa Senhora da Aparecida
1º de novembro: ponto facultativo
Segunda-feira
2 de novembro: feriado
Terça-feira, Dia de Finados
15 de novembro: feriado
Segunda-feira, Proclamação da República
24 de dezembro: ponto facultativo
Sexta-feira
25 de dezembro: feriado
Sábado, Natal
31 de dezembro: ponto facultativo
Sexta-feira

Postagens relacionadas

Neymar Jr. ganha escultura de artista de Ribeirão Preto

Redação

Fiscais barram festas e fazem autuações

William Teodoro

Brasil bate recorde de óbitos em um dia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com