Tribuna Ribeirão
Geral

Cidade cria política para acumuladores

FERNANDO GONZAGA/CCS

Pela primeira vez, Ribeirão Preto adota medidas públicas para fortalecer o atendimento às pessoas em situação de acu­mulação. Na manhã desta sex­ta-feira, 30 de agosto, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) assinou o decreto que institui a Política Municipal de Atenção às Pessoas em Situação de Acumu­lação e cria o Comitê Intersecre­tarial de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação.

Formado pelo Fundo So­cial de Solidariedade, pelas secretarias de Assistência So­cial, Saúde, Negócios Jurídicos, Meio Ambiente, Infraestrutu­ra, Coordenadoria de Limpeza Urbana, Defesa Civil e Guarda Civil Metropolitana, o grupo será responsável por articular ações de promoção e assistên­cia à saúde, visando bem-estar físico, mental e social em cada caso identificado.

“É importante entender que o trabalho de atenção a essas pessoas vai além da retirada de todos os materiais da casa, pois não é isso que irá curar aquele comportamento, considerado um transtorno. Foi por isso que as secretarias se uniram, para garantir tratamento e ações efe­tivas e, assim, buscar diminuir a reincidência dessas situações”, afirmou o chefe do Executivo.

Com o decreto, a Secretaria de Assistência Social (Semas) passa a ser responsável por re­ceber as denúncias, assim como manter os cadastros atualizados. Também caberá à Semas fazer visitas domiciliares a essas pes­soas para fazer avaliação social e verificar a vulnerabilidade e os riscos possíveis, além de contatar familiares para que o indivíduo seja acompanhado ou mesmo para fortalecimento de vínculos.

“Antes, não existia um ca­nal de denúncia e ações efeti­vas para cuidar dessas pesso­as. Com a criação do Comitê, as denúncias passarão a ser concentradas em uma única secretaria, a Assistência So­cial, que atuará em conjunto com todas as outras pastas. Nossas equipes já avaliaram e cadastraram 100 casos de acu­muladores e agora trabalham no cronograma das ações a serem executadas”, afirmou a primeira-dama e presiden­te do Fundo Social, Samanta Duarte Nogueira.

Divisão de tarefas
A Secretaria da Saúde, através do Departamento de Assistência à Saúde das Pesso­as, fica responsável pelos cui­dados físico e mental, assim como realizar o atendimento das pessoas e suas famílias em atuação conjunta da Atenção Básica com o serviço especia­lizado de saúde mental. Cabe ao Departamento de Vigilân­cia em Saúde e Planejamento realizar as visitas domiciliares para identificar os riscos sa­nitários à saúde individual e coletiva, além de executar as ações cabíveis.

Já o Meio Ambiente fica responsável por avaliar os riscos ambientais decorrentes das situações encontradas e tomar as providências cabí­veis, além de avaliar, por meio da Coordenadoria do Bem­-estar Animal, as condições de saúde dos animais domés­ticos. A Infraestrutura atua fornecendo os veículos e equi­pamentos para a retirada dos materiais, enquanto a Coor­denadoria de Limpeza Urba­na avalia cada caso, elabora e executa os planos de ação para a retirada dos resíduos, ofere­cendo a devida destinação.

A Defesa Civil passa a atuar com a avaliação da estrutura do imóvel nos casos em que haja suspeita de risco estrutural, as­sim como elaborar relatório de vistoria, notificar o responsável pelo local e, quando houver interdição com necessidade de acolhimento do indivíduo, acionar a Semas.

“Cuidar dos acumuladores é um desafio para nós, técnicos, para os governos, por envolver múltiplos fatores. Queremos assisti-los integralmente e, com isso, diminuir os riscos coleti­vos que essa situação impõe ao meio ambiente e a eles mesmos. Para isso, organizamos um pla­no de trabalho e os técnicos se­rão responsáveis pela avaliação de benefícios, situações que en­volvam o cuidado social desses indivíduos”, conclui Luiza Már­cia Romanholi Passos, diretora de departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento da Secretaria da Saúde.

Postagens relacionadas

Casa Hope realiza bazar beneficente para o Dia das Mães

Redação 1

Receita oferece nova forma de obtenção da cópia do Imposto de Renda

William Teodoro

Rapidez, tranquilidade e santinhos no chão…

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com