Tribuna Ribeirão
DestaqueJustiça

Cidadania Itinerante atende três cidades neste final de semana

O objetivo é levar serviços de documentação essenciais para o exercício da cidadania para mais perto da população (Divulgação)

Os municípios de Cravinhos, Pontal e Pradópolis, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, receberão, entre os dias 16 e 18 de novembro, as unidades móveis do projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC). Nos locais, serão distribuídas 100 senhas por dia, em ordem de chegada, com término uma hora antes do horário previsto para o final dos atendimentos. 
 
Durante os três dias, a ação atenderá a população de Cravinhos no Parque Ecológico. No município de Pontal, a van do projeto oferecerá os serviços na R. Sete de Setembro nº 528, Jardim Aparecida. Já em Pradópolis, o ônibus estará na Praça Pio XII. A iniciativa amplia a atuação das coordenações e programas da SJC. 
 
O objetivo é levar serviços de documentação essenciais para o exercício da cidadania para mais perto da população. Em um ano, o Cidadania Itinerante atingiu a marca de 155 mil serviços solicitados pela população. Durante o período, mais de 52 mil pessoas da região metropolitana, interior e litoral de São Paulo, e diversos bairros da capital paulista, foram atendidas. 
 
O atendimento à população abrange ações e orientações gratuitas da SJC e dos órgãos vinculados à pasta: Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São (Ipem-SP), Fundação Casa e Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP). 
 
A população poderá agendar segunda via do Registro Geral (RG) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e emissão da segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito. Pode tirar a primeira e segunda vias do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do título eleitoral. 
 
Pode pedir segunda via de contas de água e luz e atestado de antecedentes criminais, registro de boletim de ocorrência, entrada no seguro-desemprego, elaboração de currículo, entre outros, segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania.   
 
Também recebe denúncias sobre violações de direitos, como discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual ou identidade de gênero, HIV/Aids e intolerância religiosa. O Procon Móvel e uma equipe do Ipem-SP orientam a população sobre os seus direitos nas relações de consumo.  
 
 

Postagens relacionadas

Sucuri gigante é morta a tiros  

William Teodoro

CCJ da Câmara aprova criminalização do porte de drogas 

Redação 2

Estudantes voltarão a usar ônibus sem pagar

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com