A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública de Ribeirão Preto realiza nesta quinta-feira, 23 de agosto, a segunda audiência pública para discutir a implantação de ciclovias na cidade, dentro do Plano de Mobilidade Urbana. A primeira reunião ocorreu em 11 de julho, no Palácio Rio Branco, quando foram apresentadas informações sobre as já existentes, projetos que estão em andamento e obras que estão programadas e já tem recursos previstos.
Nesta segunda reunião será discutida a busca de recursos para a implantação de novos trechos e a ordem de prioridades na implantação das ciclovias. O tema faz parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e está sendo revisto por exigência da lei complementar nº 2.866/2018 que instituiu a revisão do Plano Diretor e de 13 leis complementares. Com a iniciativa, o projeto de implantação de ciclovias estabelecido em 2012 está sendo adequado para a realidade atual do sistema viário da cidade
Atualmente, Ribeirão Preto possui 19,35 quilômetros de ciclovias e com os projetos que já tem recursos garantidos ganhará mais 37,85 quilômetros até 2021. Estão inclusos os 8,8 quilômetros em implantação pelos novos loteamentos e 29,05 quilômetros viabilizados com recursos do PAC II – Plano de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana.
Vale lembrar que a legislação municipal determina que todos novos empreendimentos imobiliários que possuírem avenidas tenham estes equipamentos de transporte. Este é o caso do Residencial Vida Nova Ribeirão, que terá quatro quilômetros de ciclovias. A audiência pública “Ciclovia: novos trechos, busca de recursos e ordem de prioridade” será realizada às 16 horas, no auditório da Secretaria de Educação, na praça Alto do São Bento nº 11, Jardim Mosteiro, e é aberta à participação pública.