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Ciclovias: licitação entra na reta final

A prefeitura habilitou qua­tro empresas para a elaboração do Plano Cicloviário Muni­cipal, denominado Ribeirão Preto Ciclável. A licitação, na modalidade tomada de preços, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de 3 de abril. O custo estimado é de R$ 767.371,67.

A duração do contrato para a realização do Plano Cicloviá­rio é de nove meses, mas pode ser prorrogada. O órgão ges­tor e fiscalizador é a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Os envelopes das seis empresas in­teressadas foram abertos na últi­ma quinta-feira, 25 de maio.

O edital de homologação com as quatro habilitadas foi pu­blicado no Diário Oficial desta terça-feira (30). Estão classifica­das a Certare Engenharia e Con­sultoria Ltda., a Logit Engenha­ria Consultiva Ltda., a Tranzum Planejamento e Consultoria de Trânsito Ltda. e Vinicius Ribei­ro – Arquitetura, Planejamento e Mobilidade Urbana Ltda.

Duas empresas foram inabi­litadas. Inicialmente a abertura dos envelopes seria feita no dia 5, mas, o prazo acabou sendo prorrogado. Agora, a licitação entrará na fase de recursos e o processo deverá se concluído nas próximas semanas.

Até 2040
A empresa vencedora da licitação deverá elaborar proje­ção do setor até o ano de 2040, devendo considerar a expansão de viagens do transporte por bi­cicleta. O Ribeirão Preto Ciclável deve ser desenvolvido em cinco etapas de trabalho.

Vai da preparação do pro­cesso, passando por diagnóstico técnico, proposições, implemen­tação do plano de gestão, defini­ção das estratégias para medição de resultados e acompanhamen­to da implementação das ações propostas e aprovadas. Prevê também a realização de audiên­cias públicas.

Amiga bike
Segundo o edital de licitação, a bicicleta já faz parte do coti­diano do ribeirão-pretano, sen­do bastante utilizada na prática esportiva e de lazer e também por milhares de trabalhadores. Contudo, ainda não é encara­da como um modo efetivo de transporte que pode contribuir para os deslocamentos de curta e média distância.

Entretanto, segundo o go­verno, a limitada infraestrutura dedicada a esse modo de trans­porte amplifica esse problema. A cidade conta atualmente com 35 quilômetros de ciclovias im­plantadas. De acordo com a pre­feitura de Ribeirão Preto, esses trechos não podem ser caracte­rizados como rede, pois o siste­ma é bastante fragmentado.

“Dessa forma, o Plano Ribei­rão Preto Ciclável deverá auxiliar o município no desenvolvimento de políticas públicas que possam efetivamente ampliar a parti­cipação da bicicleta na divisão modal local, qualificando a rede cicloviária, comunicando sua im­portância para toda a população, estabelecendo ações educativas, divulgando as vantagens e bene­fícios de seu uso e promovendo o respeito ao ciclista por usuários dos diversos modos de transpor­te”, diz parte da justificativa do governo municipal.

Limpa e saudável
O governo argumenta ainda que a bicicleta vem ganhando destaque em diversas cidades e países por representar uma al­ternativa limpa, de baixo custo e que promove benefícios di­retos à saúde de seus usuários. Investimentos nesse modo de transporte promovem, portan­to, melhorias na mobilidade urbana, meio ambiente, saúde e bem-estar.

Em Ribeirão Preto, uma pesquisa origem-destino (OD) realizada em 2011 aponta uma predominância de viagens rea­lizadas pelos modos individu­ais motorizados de transporte (52%). Já os modos ativos não passam dos 25% das viagens re­alizadas – das quais apenas 3% correspondem à bicicleta.

Já o transporte coletivo re­presenta 18% desse total. “Tal condição leva à necessidade de uma ação emergencial em fa­vor de uma mobilidade urbana dedicada às pessoas e não mais aos veículos, buscando soluções para humanizar a cidade e tor­nar o espaço público mais atra­tivo, seguro e confortável para a população”, afirma o Executivo.

Mobilidade
Em junho de 2021, foi criado, na Secretaria de Pla­nejamento e Desenvolvimento Urbano, o Departamento de Mobilidade Urbana, fruto da reorganização administrativa. Nasceu com o propósito de repensar os deslocamentos de pessoas e de bens na cidade. O principal objetivo de curto pra­zo para o departamento foi a criação do Plano de Mobilidade Urbana Ribeirão Preto/2022.

As diretrizes que norteiam o futuro da mobilidade urbana de Ribeirão Preto estão pautadas pela Política Nacional de Mo­bilidade Urbana (lei federal nº 12.587/2012) e no Plano Diretor Municipal (lei complementar nº 2.866/2018), sendo consolida­das em seis macrodiretrizes. São elas: mobilidade para as pessoas, transporte público coletivo de qualidade, mobilidade ambien­talmente responsável, mobilida­de inteligente, eficiência logística e mobilidade metropolitana.

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