A Secretaria Municipal de Esportes anunciou, no início de abril, a reabertura da Ciclofaixa de Lazer em Ribeirão Preto, que acontecerá no próximo domingo, 6 de maio. De acordo com o secretário Ricardo Aguiar, foi reestabelecido o contrato dos patrocinadores para garantir que o espaço de lazer e esporte retorne ao circuito ribeirão-pretano. A Câmara aprovou a instalação de uma Comissão Especial de Estudos (CEE) para acompanhar o caso. A proposta partiu de Maurício Gasparini (PSDB).
A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura de Ribeirão Preto e a Federação Paulista de Ciclismo (FPC). “Contatamos os patrocinadores, reunimos os investimentos necessários e, partir de agora, a Federação Paulista de Ciclismo ficará responsável em manter o projeto”, explica Ricardo Aguiar. Ainda segundo o titular de Esportes, a manutenção do projeto será custeada pela iniciativa privada.
“Conseguimos fazer com que as instituições e empresas da cidade entendessem o real objetivo do projeto”, ressalta, sem revelar os nomes das parcerias. O funcionamento da Ciclofaixa de Lazer continuará aos domingos, das sete às 13 horas. “O trajeto de aproximadamente sete quilômetros será fechado para uso exclusivo de ciclistas, principalmente na avenida Maurilio Biaggi”, explica.
A Ciclofaixa de Lazer, desenvolvido pela FPC, conta com apoio da administração por intermédio de secretarias municipais, autarquias e da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp). O investimento mensal é de aproximadamente R$ 30 mil. A oferta engloba o trecho já existente, de sete quilômetros entre os parques Prefeito Luiz Roberto Jábali (“Curupira”) e Doutor Luis Carlos Raya (“Jardim Botânico”), ambos na Zona Sul.
Por enquanto, foi descartada a possibilidade de novos trechos serem contemplados, mas pode ser que isso aconteça em iniciativas futuras, para atendimento a outras regiões da cidade. O projeto foi criado em 2010, há mais de sete anos, e desativado por falta de patrocínio, segundo a FPC. Todos os domingos, das sete às 13 horas, centenas de pessoas pedalavam pela faixa que cruza a avenida Murílio Biagi.
A Ciclofaixa é considerada uma das principais opções de lazer da cidade aos finais de semana. O trânsito voltará a ser interditado para o passeio aos domingos. Quem quiser poderá alugar bicicletas. Os agentes da Transerp ficarão am responsáveis por fiscalizar o tráfego de veículos e o respeito aos ciclistas. O Departamento de Água e Esgotos (Daerp) enviará caminhão-pipa para distribuir água aos frequentadores.
O programa une atividade física e integração familiar aos domingos e, para usufruir do serviço de aluguel de bicicletas, será preciso apresentar um documento com foto. Até 2017, a Ciclofaixa de Lazer era patrocinada pela Bild Desenvolvimento Imobiliário e Decathlon, com copatrocínio de Savegnago Supermercados, Barão de Mauá, Zumm e Zumm For Fun.