Em meio à pandemia do novo coronavírus, atletas de diversas modalidades estão em casa e buscando maneiras para seguir suas rotinas de treinamentos de formas adaptadas.
Em Ribeirão Preto, os atletas da Equipe de Ciclismo de estão buscando soluções para manter a forma física sem sair de casa. Segundo Rafael Andriato, um dos principais nomes do time ribeirão-pretano, não existem vantagens no treino em casa, mas o ciclista reiterou a importância de seguir as medidas restritivas.
“Vantagens de treinar em casa visando melhora de performance não tem, o melhor mesmo sempre foi o treinamento ao ar livre, nas estradas, de 3 a 6 horas de duração. Mas, neste momento complicado que o mundo está passando, o mais importante é cuidar da própria saúde e dos familiares próximos, torcendo pra que tudo melhore e volte à normalidade o mais rápido possível”, afirmou Andriato.
“Procuro manter a boa alimentação e suplementação que costumava ter durante os dias normais de treinos e competições, para que me mantenha com a saúde em dia e com imunidade alta”, completou.
Já André Gohr, principal contratação do ciclismo de Ribeirão para a temporada, destacou o fato de esta crise ser um fator novo para toda a sociedade.
“Está sendo um momento bem diferente, acho que não só para os atletas, mas para todas as pessoas. É algo totalmente novo em todos em sentidos. Acredito que ninguém se prepara ou imagina que algo assim vai acontecer. Estou encarando com tranquilidade, paciência e tomando cuidado não só comigo, mas também com as pessoas da minha família”, contou.
“Os treinos em casa estão sendo um pouco diferentes na questão do volume, já que não é possível fazer tantos quilômetros no rolo, que é o que eu utilizo para pedalar em casa. Porém estou procurando me manter bastante focado nos treinos, mesmo sem previsão de volta à normalidade.
No meu caso, me ajuda a manter foco como se tivesse com alguma competição programada”, finalizou.