Cerca de trinta ciclistas de Ribeirão Preto criaram um projeto para valorizar o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e para realizar ações educativas sobre como utilizar este modal de locomoção de forma segura. Denominado “Ninguém me segura com mobilidade segura”, o projeto foi criado no início deste ano, mas devido à pandemia do coronavírus sofreu um adiamento de suas atividades. Mas foram retomadas em setembro passado.
Segundo um dos integrantes do projeto, Edgar Reinaldo Prandini, o objetivo é melhorar a Mobilidade urbana com a valorização da bicicleta garantindo segurança no trânsito e consequentemente, a redução dos acidentes com ciclistas. “Por meio de atividades educacionais vamos difundir para os ciclistas noções de segurança no trânsito. O projeto visa ainda a inclusão de ciclistas com Síndrome de Down nas ações práticas e educativas”, afirma.
Além dos ciclistas dezenas de pessoas já participaram das ações que incluem desde passeios ciclísticos, palestras sobre segurança no trânsito até atividades lúdicas sobre mobilidade urbana. Mais de mil pessoas também receberam folheto educativo sobre o tema.
Segundo o pedagogo José Luiz de Araújo, coordenador das atividades, o projeto nasceu da necessidade de diminuir os acidentes com as bicicletas, pois a cidade tem muitos acidentes fatais com ciclistas e os cidadãos não podem ficar parados diante desta realidade.
O “Ninguém me segura” é aberto a toda população e sua divulgação é feita pelas redes sociais por meio de panfletos distribuídos na cidade. Outras informações pelos endereços eletrônicos https://www.facebook.com/ninguemmeseguracommobilidadesegura e https://www.ninguemmeseguradebike.com.br

As ciclovias em Ribeirão Preto
Atualmente Ribeirão Preto tem 30,2 quilômetros de ciclovias em funcionamento. A Prefeitura, por meio do Programa Ribeirão Mobilidade, tem projeto para a implementação de mais 29,6 km. O grande desafio, entretanto, é interligá-las possibilitando que o ciclista possa ir de um ponto a outro da cidade com segurança. Confira onde elas estão localizadas.