Neste final de semana, a Cia. Minaz vai apresentar a sua nova montagem da ópera “A Flauta Mágica”, obra-prima de Wolfgang Amadeus Mozart (1756- 1791) que em 1990 rendeu à companhia o “Prêmio Estímulo” da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas. O espetáculo terá coral, orquestra e grande elenco. A primeira versão da companhia foi apresentada por várias vezes em formato reduzido direcionado para crianças.
A montagem atual tem novo cenário, novo figurino e outra encenação com uma temática atual e instigante. A Cia. Minaz já apresentou o espetáculo para um público de aproximadamente 15 mil pessoas nas cidades de Campinas, Araraquara, Campos do Jordão e Ribeirão Preto, onde foi direcionada para crianças da rede pública de ensino no ano de 2002, com ingressos oferecidos pela Secretaria Municipal da Educação, e em 2007 para escolas da rede estadual através de edital do Programa de Ação Cultural (ProAC).
A ópera de Mozart conta a história do príncipe Tamino e sua flauta mágica, enfrentando diversos perigos e desafios, na tentativa de salvar a princesa Pamina, filha da Rainha da Noite, mantida prisioneira pelo misterioso Sarastro. Em sua luta para libertar a amada, Tamino conta com a ajuda de Papagueno, um caçador de pássaros muito atrapalhado, e também de três gênios.
A produção é da Cia. Minaz com regência do maestro da Orquestra Sinfônica de Santo André, Abel Rocha, direção cênica de André Cruz e cenário de Ivo Rinhel D’Acol, que também assina a criação de figurinos com Simone Amoreira. “A Flauta Mágica” será apresentada às 20h30 de sábado, 13 de abril, e às 19 horas de domingo (14), no Teatro Minaz, na rua Carlos Chagas nº 273, Jardim Paulista.
Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada ou para compra antecipada) para ambos os setores (A e B). Estão à venda na sede da companhia, no número 259 da mesma rua, e no site www.ingressorapido.com.br (Ingresso Rápido). A meia-entrada só vale para estudantes com carteirinha da instituição de ensino, professores da rede pública (municipal e estadual) com apresentação de holerite ou documentação e aposentados, idosos acima de 60 anos com documento comprobatório (cédula de identidade, RG), pessoas com deficiência, jovens de baixa renda, coordenadores pedagógicos e supervisores. Informações pelo telefone (16) 3941-2722 ou no site www.minaz.com.br. Censura: livre.
A Cia Minaz
Criada por Gisele Ganade e Ivo Rinhel D’Acol em 1990, em Campinas, com o intuito de formar público e novos profissionais para a música vocal e para a ópera em cidades de interior, a Cia. Minaz teve sua estreia com a montagem da ópera bufa “La Serva Padrona”, de Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), apresentando-se em diversas cidades do interior paulista. No ano seguinte conquistou o “Prêmio Estímulo” da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas com seu projeto de montagem da ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart.
Sediada desde 1992 em Ribeirão Preto mantém um coral lírico, um coro juvenil, um pré-juvenil, dois corais infantis, um madrigal e solistas que se formam em sua escola de canto através de bolsas de estudo. Os corais da Cia. Minaz realizam espetáculos e concertos mantendo um vasto repertório, tendo sido regidos por maestros como Abel Rocha, Roberto Minczuck, Túlio Colacioppo, Claudio Cruz, Victor Hugo Toro, Norton Morozowicz, entre outros.
A Cia. Minaz possui em seu repertório diversos títulos de óperas, concertos e musicais apresentados em diversas cidades tendo como sua sede o Teatro Minaz onde acontecem suas temporadas de óperas, ópera estúdio, musicais, cursos, palestras e concertos. Mantém suas temporadas através de projetos de Lei Rouanet e Programa de Ação Cultural (ProAC), tendo sido Ponto de Cultura em convênio com governo federal e a prefeitura de Ribeirão Preto.